Escola Estadual encerra semestre homenageando Jackson do Pandeiro, no Aulão dos Ritmos.
Ao passar ao lado de uma escola é possível ouvir alguns gritos se for hora do recreio, ou o sinal da sirene que indica os horários das aulas; talvez se o professor tiver o “gogó afiado” também dá pra ouvir um pouco da aula. Mas quem passou por perto da Escola Estadual Francisco Apolinário da Silva, em Areial-PB, na tarde desta quarta (19) percebeu que a aula era diferenciada. Sanfona, triângulo, zabumba e pandeiro substituíram os livros, cadernos e pincéis.
Uma turma de 3º ano fazendo uma apresentação de dança
Atendendo a proposta do “Arraiá da Rede Estadual de Ensino”, os professores e alunos apresentaram diversos trabalhos relacionados ao centenário de Jackson do Pandeiro, entre eles desenhos, teatro, dança e música. A primeira exposição foi feita pela aluna Alycia Souza (16), estudante do segundo ano do Ensino Médio, que trouxe ao público alguns detalhes sobre a biografia do rei do ritmo. “Ele realmente foi um grande músico, e teve um coração violento quando se destinou na estrada. Ele é um exemplo também para a juventude. Para correr atrás dos sonhos é preciso ter um coração violento”, disse a jovem, que, no mês de agosto, viajará para a Colômbia, através do projeto Gira Mundo, do Governo do Estado.
Houve aluno interpretando Jackson e professora que encarnou “Sebastiana”, para dramatizarem um dos clássicos do paraibano que conquistou a nação. Nos corredores da escola, desenhos e caricaturas do homenageado, feitos pelos próprios alunos, cada qual com olhares e perspectivas diferentes, mas todos com o mesmo objetivo: celebrar o menino que virou rei. O “Canto da Ema”, “Forró em Campina” e outras composições embalaram o evento, que também contou com a presença de um trio de forró da cidade.
Para o Professor Jair Ibiapino, presidente da APEEPB – Associação dos Professores de Espanhol do Estado da Paraíba, o evento “é a valorização da cultura local. Quando se tem um evento dessa natureza os alunos conhecem a música de raíz paraibana e Jackson é um dos grandes nomes dessa música”, comentou.
Não diferente da aula, a merenda também entrou no clima: pamonha, milho, paçoca e outras comidas típicas formaram o cardápio. Após as exposições dos trabalhos, os alunos apreciaram o autêntico forró pé-de-serra. Os tímidos ficaram só ouvindo, e os mais desinibidos arriscaram diversos passos e até coreografias, para se despedir da primeira parte do ano letivo.
Depois do forró, a volta pra casa foi animada, pois todo mundo se anima quando as férias chegam. Mas é bom lembrar que o retorno será com livro, caderno e lápis na mão… Sanfona, zabumba e triângulo, só no ano que vem.