Prevenção é necessário em todas as idades

Campina Grande, 20 de junho de 2019  ·  Escrito por Iara Lima  ·  Editado por Edson Tavares  ·  Fotos de Matheus Pereira e Andresa Costa

Educadores da saúde fazem campanha de conscientização de prevenção no Parque do Povo, com distribuição de camisinhas.

Prevenção é essencial, para garantir um pós-festa tranquilo

Festa combina com diversão, mas com segurança e responsabilidade também. Com os altos índices de sífilis e de HIV na Paraíba, é mais que necessária uma intensificação nas campanhas de conscientização de prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis, com a distribuição de camisinhas.

Segundo a pesquisa do G1 PB, de novembro de 2018, os casos de sífilis cresceram 8.850% na Paraíba, em sete anos, e segundo o R7, em uma pesquisa de fevereiro de 2019, os casos de HIV aumentaram em 2.350%, em dez anos, entre os jovens paraibanos. Para reverter essas estatísticas, há o trabalho dos Técnicos de Vigilância e Saúde, agindo como Educadores da Saúde, nas festas de Campina Grande (Parque do Povo), São José da Mata e Galante.

Estão sendo distribuídas camisinhas ao longo do Parque do Povo.

Murilo Alves e mais 10 pessoas agem como Educadores da Saúde, com orientação à população, e distribuindo os mais de 478 mil preservativos ofertados pelo Ministério da Saúde. Eles podem ser encontrados ao longo do Quartel General do Forró, de quarta-feira a domingo, das 20h à meia noite. Além do período junino, é possível ter acesso a profissionais preparados para orientação e distribuição de preservativos nos 110 PSF da cidade.

Maria Terezinha é consciente da importância da prevenção.

Maria Teresinha (73) é de Rondônia e passeando pelo Maior São João do Mundo falou sobre a importância do uso das camisinhas em todas as idades: “É muito importante para não ‘pegar’ doenças e nem gravidez. Os velhos têm as doenças e os novos, doenças e a gravidez. Por isso que eu tenho um geriatra e ele explica muito pra gente se prevenir”. A senhora, com 2 filhos adultos e 3 netos adolescentes (12, 14 e 20 anos), está sempre em conversa com eles para mantê-los bem informados

Comentários