Quinto encontro de danças homenageou Jackson do Pandeiro, em Caturité

Campina Grande, 21 de junho de 2019  ·  Escrito por Ozeane Barbosa  ·  Editado por Steffanie Alencar  ·  Fotos de Ozeane Barbosa

Aluno vestido de Jackson do Pandeiro

Na tarde da última quarta-feira (19), oito escolas municipais da cidade de Caturité se apresentaram no ginásio esportivo homenageando o saudoso Jackson do Pandeiro. O encontro de danças teve como objetivo mostrar para o público presente a importância de celebrar o centenário do rei do ritmo, expondo suas músicas e sua história de vida.

Em entrevista, a secretária de educação, Janeide Borba, falou sobre o contentamento em estar realizando o encontro. “É uma alegria imensa está culminando com as famílias, com a comunidade, mostrando justamente o que foi trabalhado, o que foi desenvolvido pelos professores, por toda equipe da escola e pelos alunos”, expressou. A secretária ainda comentou sobre as atividades produzidas desde o mês de maio nas escolas, onde alguns alunos foram à cidade de Alagoa Grande-PB, conhecer pessoalmente a biografia do artista.

Apresentação da Escola Municipal José Cabral de Sousa Filho

Sobre essa viagem, a professora de ciências, Lhayse Marques, relatou sobre a experiência que ela e os 18 alunos viveram. “Lá a gente frequentou o memorial, que tem toda a história dele, conta toda a trajetória, desde o nascimento até a morte”, explicou. A professora também contou que os alunos puderam ver de perto as peças de roupas que Jackson usava, os chapéus que eram a marca registrada dele e também o pandeiro que fez parte da sua vida como músico.

Durante um mês, todas as escolas trabalharam as músicas e coreografias para serem mostradas no evento, os estudantes dançaram ao som de “tum, tum, tum”, “casaca de couro”, “como tem Zé na Paraíba”, entre outras.

Luana Barbosa, professora de educação infantil, enfatizou que a geração atual não conhece as músicas de Jackson, e esse encontro de dança possibilita o resgate da cultura nordestina e a valorização entre família e escola.

A aluna do 5° ano, Larissa Monteiro (10), contou um pouco do que viveu em sala de aula e o que conheceu sobre o artista. “A gente aprendeu que Jackson é um cantor e pandeirista, ele era muito bom no pandeiro, e trabalhou com Luiz Gonzaga”, contou. A estudante também falou que os ensaios foram bastante produtivos e no evento apresentou junto com seus colegas a música “Sebastiana” que é um clássico de Jackson.

Além das escolas, o evento contou com a participação de muitas pessoas do município que foram prestigiar as apresentações, Maria das Graças Luz (46), fazia parte do público e contou que é um grande incentivo para os alunos, pois é uma aula fora da sala, colaborando na construção do saber e no reconhecimento do artista Jackson que foi um grande homem na música nordestina.

Comentários