A grande homenageada na edição 2019 d’O Maior São João do Mundo se apresentará no palco principal do Parque do Povo, que leva o seu nome, para um grande encontro com grandes artistas como Zélia Duncan, Toni Garrido, Rogério Flausino, e a grande revelação da música recente, a paraibana Agnes Nunes.
Tiago Marques, declaradamente um pesquisador da vida e obra da cantora, afirmou que Elba Ramalho é uma artista que transita entre gerações, pois, segundo ele, é um expoente da música nordestina, respeitada por todos da nova geração.
“Elba desde sempre é muito agregadora, faz muitas conexões com os novatos, vamos dizer assim. Ela se renova quando dá a mão a Solange, Xand Avião, Luan Estilizado. Ela já cantou com todos eles e com alguns até gravou. Participou do novo DVD de Dorgival Dantas, por exemplo.”, explicou.
Para o jornalista e professor universitário, Wagner Lima, Elba Ramalho traz consigo uma característica muito pertinente, a de estar inserida na modernidade sem perder suas raízes, sem deixar de levar a tradição nordestina em seus álbuns e shows.
“Elba é uma artista do primeiro time da MPB, que sempre flertou com a modernidade”.
É uma grande cantora que nunca deixou de defender as tradições. “O ‘Leão do Norte’ dos anos 1990 está para a década de 90 como ‘Ave de Prata’ está pros anos 70: discos que acenam para linguagem dialoga com as tendências musicais e não deixam de olhar pra tradição.”
Uma artista premiada
Elba Maria Nunes Ramalho, nascida no dia 17 de agosto de 1951 em Conceição do Vale do Piancó, sertão paraibano, mudou-se com toda a sua família para Campina Grande, em 1963. A artista recebeu o título de cidadã campinense em 1992, pelo então prefeito Cássio Cunha Lima, e desde então se tornou uma atração tradicionalmente ligada aos festejos juninos em estados como Paraíba e Pernambuco.
A cantora e atriz começou sua vida artística ainda muito nova, contra vontade do seu pai, no Colégio Estadual da Prata, e ao longo de sua carreira, que completa 40 anos neste ano, já foi bicampeã do Grammy Latino, com os álbuns: ‘Qual o Assunto Que Mais Lhe Interessa?’, lançado em 2007 e ‘Balaio de Amor’, em 2009.
Considerada cantora de primeira linha da MPB, a artista paraibana já vendeu mais de 10 milhões de discos, e já recebeu da Associação de Críticos de Arte de São Paulo, o prêmio de “Melhor Show do Ano”, pelos shows ‘Popular Brasileira’ 1989, e ‘Leão do Norte’ 1996. Além disso, a cantora foi 10 vezes campeã do Grande Prêmio da Música Popular Brasileira.
Grandes Encontros
Em 1999, na comemoração dos 20 anos de carreira, a cantora, ao gravar o álbum duplo ‘Solar’, reuniu em estúdio artistas como Geraldo Azevedo, Nana Caymmi, o seu primo Zé Ramalho, Lenine, Margareth Menezes, Dominguinhos e Renata Arruda.
Também conhecida por reunir grandes artistas em seus projetos musicais, Elba Ramalho, em 2000, gravou o Grande Encontro 3, reencontrando os parceiros Geraldo Azevedo e Zé Ramalho, onde juntos receberam Lenine, Belchior e Moraes Moreira.
Ao longo de toda a sua carreira, Elba já realizou turnês em Macau, na China, pela Europa, passando por festivais de diversos países, como: Portugal, Itália, Alemanha, Suíça e França. No Brasil, a cantora paraibana levou muita música nordestina, para a 1ª Edição Rock in Rio, reafirmando seu papel de divulgadora dos ritmos nordestinos.