Balé do forró, o clássico e o popular

Campina Grande, 23 de junho de 2019  ·  Escrito por Inaldete Almeida  ·  Editado por Edson Tavares  ·  Fotos de Inaldete Almeia

Crianças invadem a Pirâmide do Parque do Povo para misturar dança clássica com música regional.

Aquecendo…

Um espetáculo diferente chamou a atenção de quem passou pela Pirâmide do Parque do Povo, na tarde deste sábado. Pequenas bailarinas da escola Luz do Saber, do bairro da Catingueira, estavam concentradas e com figurinos de balé clássico se preparando para fazer uma exibição, mas os adereços já davam pistas de que tinha algo da cultura popular naquela apresentação.

Concentra no pezinho…

Os passos geralmente elegantes e delicados não foram executados ao som da música clássica, o que embalou os pezinhos e as pequenas mãos foram as tradicionais músicas nordestinas, representadas por intérpretes da nossa cultura.  As crianças têm entre três e doze anos de idade e começaram as aulas com professora Roberta Lima (21) em janeiro deste ano. Os ensaios com músicas regionais começaram no mês de abril e envolvem catorze crianças, que se apresentaram fora da escola pela segunda vez.

Maria Esther, seriedade de gente grande.

A pequena bailarina Maria Esther, de três anos, deixou a mãe cheia de orgulho, ao fazer os passos do forró como gente grande. “Foi uma ótima surpresa, fiquei muito feliz em ver a minha filha fazendo os passinhos do balé e do forró ao mesmo tempo”. Zenivania Freitas da Silva era só felicidade ao ver sua pequenina já acompanhando as coleguinhas bem maiores que ela. Esther também foi muito aplaudida pela tia Maria do Rosário, que fez questão de assistir a esse espetáculo cheio de fofura.

Formada há nove anos em balé clássico pela UEPB – Universidade Estadual da Paraíba, Roberta fala do projeto: “A minha proposta é tirar as crianças um pouco do mundo do balé clássico e mostrar que é possível inserir os ritmos nordestinos”.

Comentários