Exposição sacra aberta ao público, no Parque do Povo

Campina Grande, 23 de junho de 2019  ·  Escrito por Igor Batista e Thiago Ponsat  ·  Editado por Edson Tavares  ·  Fotos de Thiago Albuquerque

Em réplica da Catedral de Campina Grande, exposição “Símbolos da Fé Cristã” está aberta ao público no Parque do Povo.

Visitantes contemplam exposição.

Em atividade desde 2013, o Museu Itinerante da Catedral (MIC) realiza este ano a exposição sacra “Estandartes Divinos – Símbolos da Fé Cristã”, da artesã campinense Maria Cristina Vidal. Organizada pelo Projeto Fé e Cultura da Diocese de Campina Grande e da Companhia Christus de Arte Sacra, em parceria com a Prefeitura Municipal, a mostra apresenta cerca de 25 estandartes, que expõem imagens de diversos santos das crenças populares, como São João, Santo Antônio e Nossa Senhora de Fátima.

Estandartes atraem atenção do público.

Aberta oficialmente desde o último sábado (22), a exposição levou várias pessoas motivadas por suas crenças a visitarem o local, inclusive turistas, como é o caso de Célia Fernandes, que veio de Mariana, em Minas Gerais, pela segunda vez, ao  Maior São João do Mundo, e decidiu prestigiar o local onde estão expostos os estandartes. “Queria parabenizar a iniciativa, que é uma forma muito bonita, que pode integrar a fé e cultura”, afirmou.

André Oliveira, professor de História da Arte da rede particular de ensino de Campina Grande,  curador do MIC no Projeto Fé e Cultura, e que há seis anos é o responsável pela montagem museóloga na estrutura interna da réplica da Catedral, instalada no Parque do Povo, conta que procura inovar a cada ano para que os visitantes, tanto campinenses quanto turistas, possam conhecer e resgatar os valores religiosos das festas juninas.

“Eu faço o papel de curador aqui do museu e também faço o projeto de expografia, que é o desenho de circulação aqui do espaço. A artesã convidada deste ano é Maria Cristina Vidal, que é artesã aqui de Campina Grande e residente da cidade. A convidei este ano para fazer esse projeto de trazer esse resgate que é valorizar o estandarte, que era um meio usado desde o período colonial, quando ainda não se podia trazer as imagens dos santos aqui para o Brasil.”

Nas paredes, a representação de santos católicos populares.

A exposição traz ao público em geral a oportunidade do acesso gratuito à produção de estandartes não só dos santos juninos (Santo Antônio, São João e São Pedro) como também de outros santos invocados pelos fiéis católicos. Quem desejar conhecer a exposição, ela ficará aberta até o dia 7 de julho, das 18h30 às 00h. Aos sábados, quando acontece o casamento promovido pela empresa Primor, a abertura ao público é feita às 19h30.

Comentários