Remanescente de alguns anos atrás, o desfile junino é mais uma ideia resgatada do tradicional São João de Caruaru.
No próximo sábado, 29, dia de São Pedro e São Paulo, Caruaru pretende fechar com chave de ouro a temporada das festas juninas, que, este ano, apresentou o diferencial de ceder mais espaço às manifestações culturais e apoiar ritmos nordestinos, embora sem abrir mão das grandes atrações nacionais.
Um dos eventos que compõem esta maratona de festividades é o desfile de encerramento do que é considerado pelos caruaruenses “o maior e melhor São João do mundo”. Trata-se do Cortejo dos Brincantes no Auto das Sete Luas de Barro, em que artistas desfilarão pelas principais ruas da cidade, mostrando aquela diversidade de ritmos, cores e atrações que compõem essa festa popular.
Serão dez alas compondo o cortejo, cada uma evidenciando uma manifestação artístico-cultural presente no São João de Caruaru: repentistas, bacamarteiros, quadrilhas, circenses, bandinhas de pífanos, trios de forró, entre outras atrações. O teatrólogo Gabriel Sá dirige artisticamente o evento, o que, por si, já garante o esplendor do acontecimento, uma vez que Gabriel é um dos mais competentes artistas da cidade.
Os brincantes colocarão em evidência as personalidades homenageadas neste ano, no São João de Caruaru: o empresário Umberto Marrone, promotor dos festejos juninos em clubes, criador do Palhoção do Marrone; Mamoca Fogueteiro, uma referência em espetáculos pirotécnicos, falecido em 1965; Marlene do Forró, cantora do autêntico forró nordestino; Severino Vitalino, artesão do barro, falecido em janeiro deste ano, filho e seguidor do Mestre Vitalino; e Sebastião Biano, único integrante vivo da formação original da Banda de Pífanos de Caruaru, comemorou seus 100 anos tocando no Palco Principal da festa.
Tudo começa por volta das 15h, com a concentração na confluência das ruas Estácio de Sá e João Cursino, e o desfile propriamente dito tem início às 16h, descendo a Av. Agamenon Magalhães, até o Polo Cultural, que funcionou no Largo da Estação Ferroviária.
A realização do evento é uma parceria da Prefeitura Municipal com a Luni Audio, empresa que respondeu por toda a parte cultural da festa: “No encerramento desse ciclo, pelo segundo ano estamos realizando o Cortejo dos Brincantes. A ideia é juntar todos os grupos folclóricos e do contexto da tradição junina para um grande desfile na cidade, sendo uma forma de mostrar ao público uma compilação da diversidade cultural da região, valorizando ainda mais a cultura local. Também consideramos um momento de celebração entre os artistas de Caruaru, para o fechamento de um ciclo produtivo das festividades de São João”, ressalta Karina Hoover, falando pela Luni.
O tema do cortejo deste ano é uma homenagem ao espetáculo “Auto das 7 Luas de Barro”, de Vital Santos, que comemora 40 anos em 2019.