O Xaxado e o Circo representados por grupos culturais

Campina Grande, 6 de julho de 2019  ·  Escrito por Miranize Ferreira  ·  Editado por Inaldete Almeida  ·  Fotos de Sarah Cristinne
Quadrilha Coronel José Lins, de Pilar, se apresentou na noite de sexta-feira (5)

Quadrilha Coronel José Lins, de Pilar, se apresentou na noite de sexta-feira (5)

Na última sexta feira (5) do Maior São João do Mundo 2019, a Pirâmide do Parque do Povo foi marcada por apresentações de raízes nordestinas com muita dança. Uma das atrações que abrilhantaram o local foi a quadrilha Coronel José Lins, de Pilar-PB, que está nos arraiais desde junho de 1999 e neste ano trouxe o tema “A magia do circo que invade o arraiá”.

Como a Junina já tem 20 anos de história, os participantes e dançarinos mais antigos hoje fazem parte da coordenação. Uma das componentes veteranas se tornou a a costureira oficial da quadrilha. A presidente da junina Maria José Alves de Araújo falou da satisfação em vir para o Maior São João do Mundo. “Todos os anos estamos aqui na pirâmide e é com uma alegria muito grande que a gente sai de Pilar para vir aqui representar nossa cidade e trazer nossa cultura”, explicou.

Ednaldo Rodrigues é um dos fundadores da quadrilha e diz  que é muito gratificante voltar aqui: “É muito bom o acolhimento que recebemos todos os anos quando a gente chega, só tenho a agradecer essa recepção e a organização”.

O Casal Junino é o principal par da quadrilha, formado por Elywerson Martins componente há seis anos e por Gleiciana Gomes, que está a quatro anos participando da junina. “Já fui Rei, já fui do cangaço e destaque tema, me apaixonei por quadrilha junina desde pequeno, na época da escola, fui convidado pra quadrilha com 10 anos e nunca mais sai” disse Elyewerson.

Grupo Eita de Projeções Folclóricas, de João Pessoa

Grupo Eita de Projeções Folclóricas, de João Pessoa

Outra atração cheia de cultura foi o grupo Eita de Projeções Folclóricas vindo da Capital da Paraíba, João Pessoa, o grupo tem 10 anos de existência e se apresentou no palco da Pirâmide do PP pela primeira vez. O grupo apresentou dez dançarinos caracterizados por trajes do cangaço e muito Xote, Baião e Xaxado no pé, acompanhados de sete músicos que trouxeram o repertório composto por diversos estilos nordestinos. O fundador e coordenador do grupo Lourival Junior diz: “Tocamos muitos sucessos de músicas de xaxado de Marinês e Luiz Gonzaga, tudo de bom”.

As apresentações na Pirâmide no Parque do Povo começaram dia 7 de junho e vão até dia 7 de julho assim como as do  palco principal.

 

Comentários