Uma personalidade inusitada tem chamado a atenção de todos na arena do Parque do Povo. Ele se chama Francisco Farias, e completa 46 anos hoje, na data mais romântica do ano: Dia dos namorados. Mas para este personagem não tem romantismo não. A paixão mesmo é pelo Maior São João do Mundo, para o qual ele faz questão de vir bem caracterizado como uma forma de enfatizar a cultura e a história nordestina.
Lampião, o personagem cangaceiro, conhecido pela bravura e o atrevimento, ao lado de seu bando era temido pelos grandes fazendeiros. Na região nordeste, e para os mais humildes, a figura de Lampião chega a se relacionar com uma espécie de “Robin Hood do Sertão”.
Para seu Francisco, nascido em São Sebastião de Lagoa de Roça, essa é uma forma de difundir e resgatar a cultura da região. Ele está presente todas as noites da festa, pelo segundo ano consecutivo, e é muito procurado pelo público para tirar fotos. Além de vestir a identidade do personagem, ele faz parte da quadrilha do Mexe Campina – criada pelo secretário executivo de esporte e lazer Telles Albuquerque – e convida a todos para prestigiar as apresentações que acontecem no Parque da Criança.
Como todo bom forrozeiro, Francisco Farias comenta sobre algo impossível de não perceber: O novo layout do Quartel General do Forró. “Achei legal. Tá de parabéns a nova administração. Esse trabalho não é só do Prefeito Romero Rodrigues, é um trabalho da equipe que está colaborando com ele”, opinou.
Lampião conta que gostou muito da programação desse ano, mas assume que não está com muito tempo disponível para ver as atrações. “Eu não tenho tempo de ficar para esperando o show, por conta que eu tiro muitas fotos com todo mundo. Eu também visito as palhoças de forró pé-de-serra”, narra seu Francisco. “Bom, eu vim aqui pra me divertir”, avisa brincalhão.
Sobre as próximas edições do evento, ele espera ter saúde para continuar com esse “projeto”. “Não só aqui. Quem sabe no Nordeste? Tenho vontade de conhecer o Rio de Janeiro, ir à feira de São Cristóvão. E eu quero mostrar a cultura, e do que o Nordestino é capaz”, realça o protagonista, que já recebeu convites para se apresentar em Pernambuco – terra de Virgulino Ferreira, o verdadeiro Lampião.
Como gosta de apreciar os festejos juninos, a figura esteve também em Cabaceiras, na festa do Bode Rei. “Amei a festa! Foi muito massa. Muito legal. E eu não quero perder mais nenhum ano”, destacou a celebridade do momento.
Edição: Carmem Nascimento
Imagens: Laís Sousa