Virgínia Vasconcelos
Repórter
Virgínia Vasconcelos
Fotos
Fernando Firmino
Edição
No bairro de São José, em Campina Grande, existe um lar para a cultura nordestina: A Vila do Artesão, um espaço inteiramente dedicado às artes que possui mais de 70 criadores ou artesãos autônomos expondo suas peças em chalés individuais. As peças variam de roupas, acessórios, sapatos, desenhos, brinquedos, comidas, licores e decorações de casas das mais tradicionais até as inspiradas na cultura pop e geek.
Luiz Leôncio é um dos vários artesãos que trabalham na Vila desde sua inauguração em 2010. Seu chalé tem como foco a venda de cachaças, licores e a tanoaria, arte ancestral de produção de barris para armazenamento de cachaça que aprendeu com seu pai há 40 anos. Hoje, Luiz se orgulha em ser um dos poucos no Nordeste a exercer e conhecer a produção.“Antes de a Vila ser construída aqui era um terreno de sisal, um galpão. Em 2009 destruíram e decidiram formar a Vila [do Artesão] e hoje ela acolhe e ajuda quem quer começar a empreender”, relembra.
Também presente na Vila desde que foi aberta, Maria do Socorro é a dona do chalé 34. Antes da oportunidade de se dedicar integralmente à produção de suas artes na Vila do Artesão ela exercia outra profissão trabalhando fora de casa, mas desde criança sempre gostou de costura, e com mentoria da vizinha foi sendo inserida no mundo da costura.“Desde pequena eu sempre gostei de fazer o que eu faço e eu vejo produzir como uma terapia, mas nós não temos incentivo público, falta divulgação. O próprio pessoal de Campina Grande não conhece. Festa junina sempre é mais lotado porque os turistas procuram coisas da cidade para levar de lembrança”, conclui.
Fora a vasta quantidade de lojas para visitar, a Vila do Artesão conta com um espaço muito familiar e aconchegante, como um mini jardim, vários espaços decorados para tirar fotos, apresentações musicais, praça de alimentação e banheiros.
Durante o São João, além das lojas e do rico artesanato, há uma programação com forró para os visitantes e turistas. A entrada é gratuita, com funcionamento de segunda a sábado, de 10h00 às 16h00, localizada na Avenida Prof. Almeida Barreto, São José – Campina Grande.