Cultura Artesanal é atração no São João de Campina

Campina Grande, 14 de junho de 2013

Salão do Artesanato em 2012. Fotos: Redação

Salão do Artesanato em 2012. Fotos: Redação

O Maior São João do Mundo, como assim é conhecida a festa junina do município de  Campina Grande, interior da Paraíba, se caracteriza no cenário nacional como uma das maiores festas populares do Nordeste. Com a ocorrência dos festejos entre o inicio do mês de Junho, e se estendendo até Julho, o evento tem duração de um mês.

As comemorações do São João costumam reunir milhares de visitantes  até o final das festividades. O Maior São João do Mundo conta com uma programação diversificada de atrações que incluem desde o forró pé-de-serra, quadrilhas, comidas típicas, passeios ao artesanato, que tornou-se um atrativo à parte para quem vem curtir a estrutura.

A exposição dos trabalhos artesanais são distribuídos em três locais específicos: Vila do Artesão, Parque do Povo e no Salão do Artesanato, que fica localizado na Avenida Severino Bezerra Cabral, no Catolé. O local foi aberto dentro da programação dos festejos da cidade. Promovido pelo Governo do Estado, conveniado com Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), junto a Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETDE), o evento cria propostas e oportunidades de negócios divulgando a historia, a tradição e a cultura Paraibana.

Neste ano o salão do artesanato estará expondo a sua décima oitava edição com o tema “A ARTE NO COURO”, havendo a representação de vários estados do Brasil. Haverão, também, trabalhos em madeira, algodão colorido, cerâmica, tecelagem, pedra, metal, cordel, xilogravura entre outras habilidades manuais. Segundo a gestora do programa, Ladjane Barbosa, as previsões são otimistas em relação às vendas deste ano – comparadas a de anos anteriores.

Outra opção que pode ser apreciada pelos turistas e população local, no que diz respeito à cultura do artesanato, é a Vila do Artesão, localizada nas proximidades do parque do povo. As exposições dos artesanatos durante o período junino não se limitam na apresentação e comercialização das peças, os turistas podem também, degustar comidas típicas no espaço gastronômico e assistir à espetáculos da cultura popular.

Edição: Renata Fabrício

Comentários