Realizada a abertura da V edição do Arraiá do SESC

Campina Grande, 11 de junho de 2013

Grupo Folclórico Tenente Lucena, do SESC de João Pessoa

Grupo Folclórico Tenente Lucena, do SESC de João Pessoa

Foi realizada na noite desta segunda-feira, 10, no SESC Centro, em Campina Grande, a abertura do V Arraiá do SESC. O projeto que tem como ponto chave o resgate da cultura nordestina, e trouxe para o público uma programação especial em sua abertura. A chamada “Noite do SESC” teve apresentações do Grupo Folclórico Tenente Lucena (SESC – JP), Quadrilha Arraiá da Felicidade, Trio Forró do SESC e o grupo Os 3 do Nordeste.

Segundo Álvaro Fernandes, coordenador de cultura do SESC Centro – Campina Grande, o projeto busca a preservação da tradição das manifestações artístico culturais do Nordeste, e a arrecadação de alimentos que serão destinados para o projeto “Mesa Brasil”, do SESC. Esses alimentos serão distribuídos em instituições já cadastradas no SESC. “Há 5 anos o evento vem numa crescente ano após ano e, assim como nos outros anos, esperamos que obtenha êxito e que um grande público o prestigie”, completou.

As apresentações começaram por volta das 19h com o Trio Forró do SESC. Logo depois foi a vez do Grupo Folclórico Tenente Lucena, do SESC de João Pessoa, se apresentar. Na sequência a Quadrilha Arraiá da Felicidade, que é da cidade de Campina Grande, encerrou a primeira parte da noite.

Quadrilha Arraiá da Felicidade

Quadrilha Arraiá da Felicidade

Lenira Rita Gomes, fundadora da Quadrilha Arraiá da Felicidade, comentou sobre a importância da preservação da cultura nordestina: “É importante um evento como este para que não se deixe morrer a tradição. A nossa quadrilha existe há 39 anos e através dela podemos envolver jovens e crianças em um trabalho sadio, onde se ensina valores comportamentais importantíssimos para o bom convívio social, livrando os jovens e as crianças da marginalidade.”

Tony Viana, que é vigilante e já vai ao evento pelo segundo ano, comentou que um dos pontos positivos é o fato de ser um ambiente familiar, pode-se ficar mais tranquilo e bem à vontade, curtindo um bom forró. “Como sempre o SESC vem inovando. Ao meu ver, do ano passado para cá, tem bem mais crianças, mais famílias. A festa tá animada, tá todo mundo curtindo e brincando. A apresentação do grupo folclórico e da quadrilha foi o que mais me chamou atenção, é muito bom poder conhecer um pouco mais da nossa cultura”, afirma.

Depois de uma breve pausa, Os 3 do Nordeste subiram ao palco principal e trouxeram sucessos do passado, colocando o público presente para dançar um autêntico forró pé de serra, encerrando, assim, a noite.

Os três do Nordeste toca seus maiores sucessos.

Os três do Nordeste toca seus maiores sucessos.

Deda, vocalista da banda Os 3 do Nordeste, declarou que a experiência de tocar no Arraiá do SESC era algo muito bom, por ser um evento que resgata a cultura nordestina e ainda busca ajudar as pessoas através da doação de alimentos. Quando perguntado sobre a perda de espaço que o forró pé de serra vem sofrendo para o forró estilizado, declarou: “Estamos no meio de uma competição muito disputada, infelizmente o nosso forró pé de serra está entrando em extinção. Esse evento é importante por estarmos dando continuidade à uma semente que Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Marinês, entre tantos outros plantaram. E hoje estamos aqui colhendo os frutos, pois estamos resgatando o nosso forró pé de serra, que é o verdadeiro forró.”

Fotos:Eduardo Philippe
Editado por: Lucineide Farias 

Comentários