Valor destinado a setores de Campina Grande é equivalente a 50% do apoio ao São João de toda a Paraíba, mas o investimento será de forma indireta como linha de créditos, concessões e não diretamente como patrocínio para a empresa organizadora da festa
Repórter Raquel Nuto
Fotógrafa Gabryele Martins
Editor Fernando Firmino
O governador da Paraíba, João Azevedo, anunciou durante a manhã desta terça-feira (23), em visita a Campina Grande, apoio às quadrilhas juninas, aos barraqueiros do Parque do Povo, além de investimentos na mídia e segurança para o Maior São João do Mundo. Diversas autoridades estiveram presentes na cerimônia realizada no Garden Hotel. De acordo com o gestor, o objetivo é que a festa se fortaleça ainda mais: “A gente quer fazer com que, cada vez mais, o São João de Campina se consolide como a maior festa e que traga retorno para quem faz o São João acontecer, o comerciante, o artista”, afirmou.
Ressaltando a importância do evento, os 40 anos do Maior São João do Mundo serão homenageados na 36º edição do Salão de Artesanato da Paraíba, contando com apresentações de mais de 50 artistas e grupos da terra. Além disso, artesãos e comerciantes do São João de Campina irão receber apoio financeiro por meio de financiamento nas linhas de crédito do programa “Empreender-Paraíba”.
Já para as quadrilhas juninas, foram concedidos 160 mil reais. Segundo a coordenadora das Quadrilhas Juninas de Campina Grande, Maricélia Marques, a ajuda financeira foi importante. N. “Veio em boa hora. Vai ajudar muito, principalmente na produção dos figurinos dos quadrilheiros, mas as autoridades, no geral, deveriam dar um apoio ainda maior à nossa cultura”, pontuou.
Ainda durante o evento, foram citados apoio ao turismo com a ampliação de 8 para 72 voos em Campina e uma maior divulgação do São João através de outdoor e impulsionamentos nas redes sociais, TV e rádios locais. Na segurança, haverá reforço policial e o Parque do Povo contará com novidade: câmeras com recursos de reconhecimento facial já utilizadas na entrada do evento, passam a ser integradas também ao uniforme dos agentes.
O investimento total para a cidade de Campina Grande, através de diversos setores do estado, ultrapassa os 9 milhões de reais. Segundo João Azevedo, são valores importantes, maiores do que qualquer outro órgão tenha repassado. Durante a ocasião da cerimônia, críticas também foram feitas por secretários que afirmaram que o São João de Campina está sendo privatizado.