Quadrilha Moleka 100 Vergonha promove prévia junina em Campina Grande

Campina Grande, 29 de maio de 2023

O encontro foi realizado na Vila Sítio São João e contou com a presença de vários grupos paraibanos.

Repórter: Felipe Bezerra

Fotógrafa: Micaela Nogueira

Editor: Matheus Farias

Quadrilhas fazem o “esquenta” para o Maior São João do Mundo. Foto: Micaela Nogueira

Depois de meses de ensaio, dedicação e compromisso com o São João, as quadrilhas juninas paraibanas se encontraram na noite deste domingo (28) na Maior Prévia Junina do Mundo. O evento, organizado pela junina Moleka 100 Vergonha, foi realizado na Vila Sítio São João e contou com a participação de diversos grupos do Estado. 

De acordo com o presidente da Moleka, Mahatma Gandhi, o principal intuito do encontro é retomar a tradição e ter um espaço onde as juninas possam se divertir antes do início das competições. “Antigamente nós tínhamos aqueles arraiais de rua que nós colocamos as quadrilhas nas ruas e chamavam pra que as pessoas pudessem dançar. Isso foi se perdendo com o tempo, infelizmente a gente não vê muito mais arraiais de ruas como antigamente. Então essas prévias é justamente esse resgate da brincadeira, é um grande encontro, uma festa onde não trazemos a questão competitiva”, enfatizou Mahatma. 

Vila Sítio São João está toda decorada para receber turistas e visitantes. Foto: Micaela Nogueira.

Estiveram presentes juninas como Serra Bonita de Alcantil, Uma Família em Missão, de Gurjão, além de Limoeiro, do município de Cabedelo, Fogueirinha, da capital do estado, João Pessoa, e de nomes como Arraial em Paris, Flor de Lampião e a própria Moleka 100 Vergonha, ambas de Campina Grande.  Adriana, de 25 anos, representante de Uma Família em Missão, agradece o espaço: “Agradecemos muito a oportunidade, primeiramente a Deus, segundamente a Moleka por ter nos feito esse convite e é um imenso satisfação está aqui hoje pela primeira vez, trazer a nossa quadrilha e se apresentar nesse lindo cenário”. 

Wambasten Alves, de 30 anos, que assume um dos papéis de destaque da Moleka – como noivo – contou o que o campinense e o turista podem esperar do grupo neste ano. “Nesses 23 anos a junina vem extremamente grandiosa, não só em números de pares, mas na forma de mostrar o São João. Vem de um jeito diferente em 2023, mais regional, uma Moleka bonita e emocionante. E ser noivo de tudo isso é algo grandioso pra quem é quadrilheiro de verdade, principalmente, ser noivo da Moleka”, comenta Wambasten que já está na Moleka há nove anos. 

O evento também teve show da cantora campinense Nicácia Brasil e da Banda Moleka 100 Vergonha (Regional 100sacional). Todo o dinheiro arrecadado na prévia será revertido para a manutenção dos custos da junina Moleka,  assim como para a manutenção de projetos sociais realizados pela quadrilha.

Edição 2023 

Segundo a Secretaria de Cultura de Campina Grande (Secult), os grupos devem se apresentar neste ano na pirâmide do Parque do Povo e no Quadrilhódromo – espaço instalado na Estação Velha. A Moleka também realiza, no período de 28 a 30 de junho, o Maior Festival de Quadrilhas Juninas do Mundo, com grupos da Paraíba e de outros estados,a exemplo de Alagoas e do Distrito Federal. 

Apresentações das quadrilhas são marcadas pela beleza e autenticidade. Foto: Micaela Nogueira.
Comentários