Quem foi que disse que para se ter um bom São João é necessário ir ao Parque do Povo? Nos bairros de Campina Grande, a tradição junina vem sendo mantida ano após ano desde reuniões familiares até as deliciosas comidas típicas e quadrilhas.
No bairro do Rocha Cavalcante, a Igreja Sagrada Família realiza todos os anos um Arraiá que surgiu no ano de 2005 com a supervisão do Padre Francisco. Além de resgatar as tradições do São João, o principal intuito da festa era arrecadar fundos para a construção das capelas da Igreja, já que havia poucas doações.
O sucesso foi tão grande que a pedido da comunidade o “Arraiá da Sagrada Família” passou a fazer parte do calendário de eventos juninos da cidade, recebendo inclusive o apoio da prefeitura municipal.
Segundo a secretária paroquial, Cláudia Santos, com o evento foi possível construir o salão da igreja. “A quermesse, por exemplo, tem uma grande importância para a nossa paróquia, pois contribui bastante para as ações realizadas pela igreja além de demonstrar a solidariedade da nossa comunidade” afirmou.
A festa é realizada durante quatro dias e as nove capelas da comunidade se envolvem na ornamentação das barracas de comidas e bebidas típicas que são montadas no pátio da igreja. “Passamos cerca de dois meses preparando a quermesse e dentro da programação há um revezamento da comunidade na administração das barracas” afirma Urbano Lopez, organizador do Arraiá. Ele ainda informou que uma parte da renda é destinada a igreja, e outra é revertida para ajudar as pessoas mais necessitadas do bairro com remédios e cestas básicas.
Circulando pelas barracas é possível ver uma variedade de comidas como canjicas, pamonhas, batata frita, churrasquinhos e a famosa caipifruta. O encerramento da festa ocorrerá no domingo (16) com o bingo que vai sortear vinte prêmios para a comunidade. A programação do Arraiá da Sagrada Família ainda conta com apresentações de quadrilhas dos colégios do bairro e de outras comunidades.
Editado por Roberta Lucena