Público marca presença no 4º Momento Junino na cidade do Maior São João do Mundo

Campina Grande, 4 de junho de 2023

Cangaço de Lampião e Maria Bonita foi simbolizado durante apresentação de Grupo Folclórico


Repórter: Karolina Matias
Fotógrafo: Arthu Alexandre
Editora: Raquel Nuto



Na tarde deste sábado (03), o forró e xaxado, danças típicas do Nordeste, foram os destaques de mais um Momento Junino. No palco, as apresentações de Gleydson Gavião, Forró D2 e Diogo Cirne garantiram a animação dos brincantes. Cantando sucessos como “Frevo Mulher” do cantor Zé Ramalho, o público unia a voz, enaltecendo os versos das músicas características do São João.

O Programa Momento Junino, acontece no Quadrilhódromo, uma das novidades do Maior São João do Mundo. O espaço foi criado pela Prefeitura Municipal de Campina Grande em parceria com a empresa organizadora Arte e Produções (CE). Segundo a Associação de Quadrilhas Juninas de Campina Grande (Asquaju-CG), tem capacidade de até 700 pessoas. Quem estava presente no local, ainda prestigiou a sanfona, triângulo e zabumba do Trio Cigarro de Palha.


Grupo Folclórico de Xaxado do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Montadas (PB).
Foto: Arthu Alexandre/Repórter Junino

Além das atrações musicais, o Grupo Folclórico de Xaxado do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos,  da cidade de Montadas (PB), também trouxe à valorização da cultura e história nordestina nas suas vestimentas, acessórios e passos, simbolizando o Cangaço de Lampião e Maria Bonita. Adolescentes entre 12 e 16 anos integram o grupo, que iniciou os ensaios no início deste ano.

Quem está à frente da coordenação é Anderson Bolinha, de 23 anos. No cargo há três anos, garante: “Os meninos se divertem durante os ensaios sem deixar de serem atentos e focados, gosto demais do trabalho que faço com eles, uma valorização importante para nós”. 

O secretário de Assistência Social,  Romero Martins, acompanhou também seus conterrâneos: “Eles levantam a bandeira, vestem a camisa e ficam contando os dias para participarem desses momentos”.  – destacou

As várias opções para curtir a festa típica do Nordeste atrai pessoas de todas as idades, como crianças que, acompanhada dos seus responsáveis, se divertem, dançam embaladas pelo ritmo do forró e chamam atenção com suas roupas estampadas de xadrez e chinelos de couro. Muitas combinam o look junino até com o restante da família, enchendo o espaço de cor e tradicionalismo.

E não para por aí, encontramos pequenos de apenas quatro anos, começando a experienciar o espírito do São João, assim como avistamos veteranos cheios de energia, estilo e histórias contagiantes, como é o caso de Zefinha Zapata Barbosa. Zapata, como é popularmente conhecida, completou 85 anos no dia 2 de junho e foi ao evento comemorar mais um ciclo de vida. Com feição alegre e muitos sorrisos, relatou: “Não tem idade para ser feliz e brincar, tenho dó de jovens que não aproveitam a vida com responsabilidade e felicidade como eu”.


Zefinha Zapata, 85 anos, comemorando o aniversário no São João. Foto: Arthu Alexandre/Repórter Junino

Para finalizar a festança, o amor marca presença nas arquibancadas do Quadrilhódromo. O  casal Fabrício Duarte, 37, e Jéssica Duarte, 32, conseguiram tempo para comemorar os longos anos de matrimônio, conferindo pela primeira vez o Momento Junino. O servente, de mãos dadas com o filho Guilherme, de apenas quatro anos, falou da emoção de aproveitar essa tradição ao lado da família: “Emoção grande de estar aqui pela primeira vez, com meu filho e minha esposa, principalmente porque nos conhecemos dançando São João na Pirâmide do Parque do Povo, é bom demais relembrar”.

Jéssica fez questão de deixar a agenda livre e garantir a sua primeira pulseira de acesso ao MJ, ela conta que conseguiu ligando para uma rádio local: “Ganhei a pulseira pela primeira vez e trouxe logo a família, com certeza quero prestigiar outras vezes, estou encantada, é um evento que gosto de comemorar”.

A família Duarte, optou por vestimentas comuns do mês de Junho, combinando os tons vermelhos com xadrez, o que coloriu ainda mais aquela fileira de dançantes.


Foto: Arthu Alexandre/Repórter Junino

O Programa Momento Junino é tradicional da TV Borborema e acontece sempre aos sábados, ao meio-dia. Em 2023, teve início no dia 13/05 e se estende até o mês de julho. 

O Repórter Junino faz a cobertura completa no Instagram e site. Fiquem ligados!

Comentários