Quadrilhódromo é palco de noite estrelada em Campina Grande

Campina Grande, 8 de junho de 2023

Local que estreou esse ano no calendário junino recebeu festival importante da região

Repórter: Jônatas Venâncio
Fotógrafos: Briza Cunha e Luiz Farias
Editora: Gabryele Martins 


Quadrilhas mantêm forte a tradição da dança no São João. Foto: Luiz Farias/Repórter Junino

Que a cidade de Campina Grande é a terra do “Maior São João do Mundo” todo mundo já sabe. Os 30 dias de festa, que neste ano aumentaram para 32, são de pura imersão no mundo junino, com várias atrações que atraem tanto os moradores quanto os turistas. A cultura sempre é um cartão de visitas para quem passa por uma cidade, estado ou região, e por aqui não é diferente.

Na noite da última terça-feira (06), ocorreu no Quadrilhódromo o “Festival das Estrelas Juninas” etapa Agreste. O evento contou com quadrilhas de várias cidades da região, menos de Campina Grande, já a cidade terá uma etapa para chamar de sua. A noite contou apenas com as apresentações dos representantes dos grupos quadrilheiros, já que o “Festival de Quadrilhas”, esse sendo o que reunirá todos os integrantes, acontecerá nos dias 10 e 11 deste mês, no mesmo local, a partir das 20h.


Casa cheia no Quadrilhódromo para prestigiar as quadrilhas. Foto: Briza Cunha/Repórter Junino

A organização foi feita pela Secretaria de Cultura de Campina Grande, a SECULT, juntamente com a Prefeitura Municipal e a Arte Produções (mesma empresa responsável pela organização do Parque do Povo), além da ASQUAJU, que é a Associação das Quadrilhas Juninas. O concurso contou com cerca de 16 quadrilhas de diversas cidades, dentre elas: Remígio, Pocinhos, Massaranduba, Gurjão, entre outras. Giseli Sampaio, que comanda a SECULT, falou para nossa equipe sobre a importância do evento: “Olha, esse concurso na verdade, é o princípio de toda a movimentação dentro dos festejos juninos. E o concurso das estrelas é muito importante, porque vai selecionar a rainha, o casal de noivos e o casal matuto do Agreste, ainda não é de Campina Grande, elas vão concorrer com Campina Grande”, comentou a mesma empolgada enquanto falava.

Após uma longa noite de disputa, com apresentações belíssimas e que realmente encheram os olhos dos presentes, foram divulgados após as 0h os resultados da etapa Agreste do “Festival das Estrelas”:

  • Categoria “Rainha G”

1° lugar: Chamego Medonho (Esperança)

2° lugar: Paixão Junina (Cuité)

3° lugar: Malícia De Menina (Pocinhos)

  • Categoria “Casal Junino”

1° lugar: Junina Carcará (Cuité)

2° lugar: Arriba Saia (Queimadas)

3° lugar: Só pra você (Remígio)

  • Categoria “Casal de Noivos”

1° lugar: Cheiro de Malícia (Massaranduba)

2° lugar: Chamego Medonho (Esperança)

3° lugar: Só pra você (Remígio)

  • Categoria “Rainhas”

1° lugar: Junina Carcará (Cuité)

2° lugar: Sanfoninha (Serra Redonda)

3° lugar: Cheiro de Malícia (Massaranduba)

Gersyka Oliveira, aluna do curso de Jornalismo na UEPB, concorreu pela categoria “Rainhas” pela quadrilha “Cheiro de Malícia” da cidade de Massaranduba. Em entrevista, ela se mostrou bem contente e animada para se apresentar, e falou sobre sua trajetória até aqui: “Eu danço quadrilha desde os meus doze anos de idade. Estou na quadrilha desde 2016, que foi quando ela foi fundada, e estou como rainha desde o ano passado”. Ela ainda complementa sua fala falando de edições anteriores: “Participei do concurso no ano passado, ganhei, e estou aqui novamente para competir. Então a sensação é de muita emoção, dever cumprido e eu tenho certeza que vou representar muito bem minha quadrilha”.


Gersyka Oliveira, quadrilheira e estudante de Jornalismo na UEPB. Foto: Briza Cunha/ Repórter Junino

Os três classificados em cada categoria irão competir agora na etapa “Paraíba”, que deve acontecer em João Pessoa. O Quadrilhódromo ainda será ocupado nos próximos dias 10 e 11 deste mês para a disputa da etapa “Agreste” das quadrilhas juninas, e no dia 15 para a disputa do “Festival das Estrelas” só que pela etapa Campinense, onde somente os representantes das quadrilhas de Campina Grande se apresentam. Já na pirâmide do Parque do Povo, os dias 08 e 09 de junho estão reservados para o “Festival Campinense” das quadrilhas juninas. É o São João tomando conta da cidade, e você acompanhando tudo aqui no site e nas redes sociais do Repórter Junino. 

Comentários