Público proporcionou lotação máxima em mais um dia de São João.
Repórteres: Isabella Silva, Maria Letícia e Bianca Menezes
Fotografia: Marília Duarte e Bianca Menezes
Editora: Alberta Figueirêdo
Na noite deste sábado, 10, as apresentações no palco principal do São João de Campina Grande trouxeram identidade e presença de palco durante todos os shows. Ao longo do décimo dia de festa na Rainha da Borborema, os artistas foram: Iohannes, Japãozin, Simone Mendes e Felipe Amorim. Essas atrações atraíram o maior público ao Parque do Povo, que fechou às 21h com filas enormes em todas as entradas e invasão em algumas cancelas do evento.
O campinense Iohannes foi o grande nome para abertura da noite no Parque do Povo. O artista que já tem repertório no âmbito nacional, também relembrou em cima do palco sobre os momentos em que tocava triângulo e zabumba nas palhoças do Zé Bezerra e Zé Lagoa. Ainda durante sua apresentação, o cantor dividiu o palco com o artista Lucas Veloso, humorista e apresentador do “Sua Música”, animando o público presente.
Já a segunda atração da noite foi o denominado “Brabo dos Paredões”, o cantor Japãozin. O artista já esteve presente na festa de diferentes formas, como trabalhador e vendedor, e na noite de sábado voltou, mas dessa vez no palco d’O Maior São João do Mundo exibindo um look especial para a apresentação. Elaborada para exaltar a cultura e transparecer a essência do artista, a roupa contou com detalhes em pedraria, formando em destaque a logo “Campina Grande – Maior São João do Mundo”, além de utilizar sandálias de couro tradicionais na região.
Da mesma forma que Japãozin surpreendeu no seu traje, também promoveu a mesma reação com seu show, trazendo animação e as famosas músicas de paredões. Para o Repórter Junino, o cantor ressaltou a importância da sua história e sobre ser inspiração para a “molecada” : “Mostrar de onde a gente veio e onde podemos chegar”.
Em sua primeira passagem pelo Parque do Povo, em formato de carreira solo, Simone Mendes foi a terceira a se apresentar e deixar o público em êxtase. A coleguinha, ao longo do seu show, trouxe hits do seu ex-projeto com sua irmã Simaria, mas também um novo repertório com músicas lançadas recentemente e que já estavam na boca do povo. Músicas como: “Erro Gostoso” e “Oi Erro” animaram o público e transformaram a apresentação em um verdadeiro show musical e visual.
Para fechar a noite de atrações, o último a subir ao palco foi Felipe Amorim, a sensação dos feats e medleys que acarreta mais de cinco milhões de views, além de músicas como “Mó Viagem” que chega a 13 milhões de visualizações. O artista ofereceu ao público um show visual, com bastante iluminação, artifícios de fumaça e sinalizadores para uma experiência completa daquele que é conhecido por ser o capitão da galera. O cantor fechou seu show com medleys diversificados que fizeram o público sair do chão.
Neste domingo, 11, o palco principal receberá atrações renomadas do gênero brega e sofrência. Solange Almeida, Pablo, Tyrone, Ramon e Randinho sobem ao palco do Parque Do Povo para o Maior São João do Mundo.
Superlotação no Parque do Povo
Enquanto os shows contagiavam o público no interior do Parque do Povo, uma multidão se agitava fora dos portões com o fechamento já às 21h por segurança e devido a lotação. A equipe de segurança precisou agir rapidamente para conter a situação, mas não evitou a entrada de alguns que forçaram os portões do local. Essa invasão gerou preocupação e riscos de segurança para todos os presentes, pois a capacidade máxima já havia sido atingida.
Ação da Equipe de Segurança:
“Algumas pessoas conseguiram ingressar, enquanto, as demais foram contidas com o uso de spray de pimenta”, relata o tenente César, que tentou conter a invasão. Além disso, ele acrescenta que as câmeras de segurança instaladas no local, equipadas com tecnologia de reconhecimento facial, enviam sinais indicando a superlotação do parque, sinalizando o momento em que se faz necessário o fechamento dos portões devido à alta demanda de visitantes. As autoridades policiais e dos bombeiros agiram prontamente para conter a situação e evitar que o incidente se transformasse em uma catástrofe maior caso mais pessoas adentrassem o Parque do Povo após a invasão.