Quem foi que disse que um bom São João é aquele que acontece apenas nas grandes cidades ou espaços consagrados, como o Parque do Povo? O espírito junino que toma conta de todo o Nordeste neste período do ano, está por toda a parte, em cada canto do interior dessa terra de gente alegre e festeira.
Existem diversas e animadas comemorações realizadas pelas comunidades, distantes dos centros das grandes cidades. Sem luxo e com poucos recursos, os populares se reúnem para dar viva à São José, Santo Antônio, São João e São Pedro, transformando os bairros, distritos e sítios em verdadeiros arraiais.
As comunidades se organizam para celebrar o mês junino, com comidas típicas, quadrilhas, peças teatrais, adivinhações e grupos de forró. É o que acontece todos os anos na comunidade do Ligeiro, bairro situado em Campina Grande, na saída para a capital João Pessoa. Lá, os moradores da região e localidades próximas se reúnem para celebrar os festejos juninos, que acontecem no período de 20 a 25 de Junho.
Cada um dos participantes contribui da forma que pode, com pratinhos de comidas, na ornamentação do local ou na realização das brincadeiras. Serviço não falta e cada pessoa faz o que pode para tornar a festa mais bonita e divertida. Tomados pelo espírito junino, os moradores enfeitam as vias do bairro com bandeiras, palhas, cordas e balões. Com cara de festa de São João na roça, as ruas atraem os olhares de todos que passam pelo local.
A diversão maior fica por conta dos grupos de jovens, que através de quadrilhas e o tradicional casamento matuto ou mesmo narrando a vida dos santos juninos, dão um toque todo especial ao lugar. Animados pelo já tradicional grande arrastão do forró puxado pelo noivo e a noiva da quadrilha, a festa começa por volta das 20h e não tem hora para acabar.“O arrasta-pé é bom demais e muito divertido, não há festa melhor ou igual ao São João daqui do Ligeiro”, revela a moradora do bairro, Simone Oliveira. Ela destaca ainda, que na comunidade tudo pode acontecer, quando todos fazem sua parte e que não existe melhor momento para celebrar a alegria, do que dançando um bom forró e apreciando a boa culinária nordestina.
A festa realizada no Ligeiro é um dos exemplos da continuação de uma das mais fortes tradições dos festejos juninos dos velhos tempos. Ainda atrelados a elementos simbólicos populares, que dão vida à memória cultural da festa de São João. Onde os moradores das comunidades se reúnem e em um clima de confraternização e muita alegria, são uma clara demonstração da força e da riqueza desta tão importante festa popular nordestina, que tem em Campina Grande, uma das maiores referências para todo o país.
Imagem: Aline Lima
Edição: Felipe Valentim