Conhecida como A Princesa do Nordeste e a Capital do Forró, a cidade de Caruaru, localizada no agreste pernambucano, também é vista e apreciada por suas festividades juninas. Denominado “O melhor São João do Mundo”, o evento é um dos mais tradicionais da região Nordeste.
Desde o final do século XIX, as festas juninas de Caruaru já atraíam pessoas do interior à capital do Estado. De inicio, eram pequenos festejos organizados em propriedades rurais particulares, com fogueiras, balões, fogos de artifício, quadrilhas juninas, e comidas típicas (pamonha, canjica, mungunzá, etc.)
Com o passar do tempo, os festejos foram se modificando. Em 1989, a partir das quadrilhas comuns, surgiram no São João de Caruaru as “Drilhas”, blocos juninos semelhantes aos trios elétricos do carnaval de Salvador, que se apresentavam durante o período da tarde na Avenida Agamenon Magalhães. As mais antigas e tradicionais são a Gaydrilha, onde só homens participavam, vestidos de personagens típicamente matutos; e a Sapadrilha, com mulheres vestidas de homem, ambas criadas na mesma época. Hoje estes grupos arrastam multidões em verdadeiros “corredores de forró”
.
Na década de noventa, as festas foram transferidas para o Pátio de Eventos Lui Gonzaga, popularizado como “O pátio do Forró”. O local tem 41 mil metros quadrados e faz parte de um complexo, formado também pela Fundação de Cultura de Caruaru, um pavilhão de exposições, dois museus e a Secretaria Municipal de Turismo. Ainda são encontrados um palco para shows e a Vila do Forró, réplica de uma vila de interior, com direito a igreja, Prefeitura e casas costumizadas.
Atualmente, as festas são realizadas durante todo o mês de junho, com o objetivo de resgatar tradições, mas com muita originalidade, atraindo turistas de todo o país. O visitante pode assistir apresentações de bacamarteiros e bandas de pífanos, shows de artistas consagrados como Alceu Valença, Elba Ramalho, Zé Ramalho, e de diversos forrozeiros do país, saborear a culinária regional e dançar o autêntico forró pé-de-serra nordestino. Neste ano o homenageado é o cantor Dominguinhos, que atualmente passa por sérios problemas de saúde.
A título de curiosidade, O Melhor São João do Mundo de Caruaru ganhou fama de “rival” do Maior São João do Mundo, de Campina Grande. Os forrozeiros das duas cidades disputam para obter o status de melhor evento.
Edição: Jaime Guimarães
Fotos: internet