Quando se trata de cultura musical a Paraíba é referência no quadro de arte popular. Em conversa com a equipe do Repórter Junino, o cantor e compositor Moreira Filho, leva a cultura popular através de sua música, tomando como inspiração o cenário sertanejo paraibano.
Nascido na cidade de Itaporanga, PB, começou a ser influenciado pelos grande nomes populares nordestinos a exemplo de Elba Ramalho, Pinto do Acordeon entre outros artistas através do rádio. Deu início a sua carreira em 2005 com uma banda de amigos universitários, chamado Rabo de Cuia, que se caracterizava com o xote universitário. Na época estavam em alta através de grupos como Falamansa, um de seus inspiradores.
Depois seguiu carreira solo, tendo a cantora Marinês (Rainha do Xaxado) como sua orientadora musical, que o preparou para seguir com sua nova formação. Em seu primeiro trabalho solo, em 2007, a homenageou em suas canções com a participação de cantores ilustres como Amazan, Biliu de Campina e Ranniery Gomes.
Neste ano, Moreira Filho lança um novo repertório com o forró romântico. “Este é o meu terceiro CD e segundo trabalho solo. Nele trago novidades como um novo ritmo e uma mistura de participações especiais como Sandra Belê, Danilo Pernambucano entre outros parceiros que me acompanham”, apresenta o cantor o seu mais novo álbum “Pra Machucar um Coração”.
Imagem: Jaime Guimarães
Edição Ronaldo Júnior