Forró e pagodão baiano se uniram no palco do Maior São João do Mundo
Repórter: Samya Amado
Fotografia: Elisa Bernardo e Gabryele Martins
Editora: Gabryele Martins
O dia em Campina Grande começou chuvoso, trazendo ao campinense a dúvida se valia a pena ou não sair de casa para curtir a noite, mas foi só a chuva dar uma trégua que a energia tomou conta da arena do Maior São João do Mundo! As redes sociais já anunciavam #PPHJ? e aos poucos os campinenses foram enchendo o local.
No início da noite, Aduílio Mendes abriu as portas para o forró, mas foi só Sâmya Maia chegar e o clima de nostalgia tomou conta. Ela, que cantou durante 18 anos na Banda Magníficos, já é figurinha carimbada do São João em Campina Grande. A cantora subiu ao palco com muita energia e cantando os seus maiores sucessos, deixando os fãs ainda mais saudosos quando relembrou canções da Banda Magníficos.
Por falar em Magníficos, a banda chegou com sua nova vocalista, Samara Souto, que pisou pela primeira vez no palco do Parque do Povo e ela conta como se sente por estar nessa edição de 40 anos do Maior São João do Mundo: “É minha primeira vez no palco, mas muitos anos vindo para estar no público, curtindo essa festa […] e hoje poder estar aqui cantando, estar realizando um sonho, vai ser uma noite muito especial. Estou muito feliz!”
O vocalista Frajola também falou como estava se sentindo nessa nova etapa da banda e o sentimento de estar no São João de Campina: “Pra mim é um prazer gigantesco, cantar em Campina não tem explicação. Já pisei nesse palco umas sete vezes e todo ano é uma energia diferente”. O público da arena se tornou um grande coral e a banda não decepcionou, cantou todas as músicas que o público ama e que fazem parte da história da banda.
Encerrando a noite com muita animação, O Maior São João do Mundo recebeu Léo Santana, conhecido como o “GG da Bahia”, que não deixou ninguém ficar parado.
O cantor contou um pouco sobre o que acha dessa abertura para outros estilos musicais durante o período junino e da importância do acesso gratuito: “No São João é o forró que predomina, mas tem tanta gente que curte de tudo aqui… Então tem vários artistas que essas pessoas acabam não tendo condições de assistir ao show, questão de valor de ingresso […] então eu sou muito a favor de eventos como esse, onde envolve vários gêneros, mas sem perder a sua característica. O São João de Campina Grande é isso”.
Em seu novo hit, Léo faz uma homenagem à Luiz Gonzaga: “Sentaê tem citação do nosso eterno Luiz Gonzaga. A música vida do viajante, autorizado pela própria família” explica ele.
Logo no início do show, o cantor baiano pediu licença para representar o seu pagodão no palco do Maior São João do Mundo: “É sempre tudo muito novo pra mim, em todas as vezes que eu me apresento aqui eu sempre fico muito ansioso. É uma responsa, é uma honra muito grande!”
Léo conta que estar em um evento onde, de fato, o forró predomina, e pelo quarto ano consecutivo, é muito importante: “Eu, representante do pagodão de Salvador – Bahia, aqui no palco do Parque do Povo, eu fico muito feliz! Muito privilegiado! O forró predomina, mas eu peço licença com bastante pé no chão e respeito a todos os artistas, forrozeiros, em especial, peço licença para trazer o meu pagode pra fazer vocês se divertirem muito hoje aqui”.
Sucessos como “Revoada”, “Destampei” e “Zona de Perigo” não ficaram de fora! A nova música do cantor traz um desafio para o público e em todos os shows Léo Santana leva fãs ao palco para cantarem a música e fazerem o desafio do “Posturado e Calmo”.
O público campinense não decepcionou e cantou toda a letra com ele.
Em homenagem à cantora Marília Mendonça, Léo cantou “Apaixonadinha” e em seguida dedicou pra ela “Solinho da Rabeta”.
Nem a garoa desanimou o público, que não parou de cantar e nem de dançar a noite toda.
O GG da Bahia invadiu a Paraíba e provou que no São João também tem espaço para outros estilos musicais.
Se ontem foi animado, se prepare pra hoje! E aí, #PartiuPP?