No Maior São João do Mundo, centenas de bares e barracas dividem o mesmo espaço no Parque do Povo. Devido à concorrência, muitos desses estabelecimentos têm optado por inovar e personalizar os ambientes, atraindo e fidelizando consumidores. Um exemplo deles é o Botekim dos Artistas.
Criado há nove meses, o bar valoriza os aspectos culturais da região com destaque para a música e os artistas que fizeram e/ou fazem sucesso, levando o nome do Estado para os quatro cantos do país. As paredes do estabelecimento receberam um tratamento especial, sendo revestidas com fotos de artistas consagrados do Nordeste, a exemplo do Rei do Baião, Luiz Gonzaga; a Rainha do Xaxado, Marinês; Jackson do Pandeiro, Os três do Nordeste, entre outros. Além disso, em cada mesa está exposta um pouco da história de cada um.
Segundo o gerente do estabelecimento, Rafael Pereira, de 30 anos, a ideia de personalizar o local partiu do proprietário. “O Botekim dos Artistas foi criado com o intuito de valorizar a cultura e os artistas regionais. Graças a Deus vem dando muito certo, as fotos expostas atraem os consumidores locais e também os turistas. Apesar do pouco tempo, já é sucesso total”, explicou.
Foi justamente a decoração que chamou a atenção da professora Cláudia Gomes, que não escondeu a curiosidade de conhecer o espaço. “Achei muito interessante. É mais uma maneira que temos de conhecer um pouco da história daqueles que constroem a musicalidade nordestina”, disse.
O lugar conta com uma matriz, localizada na Rua Severino Cruz, em frente ao Museu de Arte Popular da Paraíba, onde são servidas refeições completas. No Parque do Povo, o bar oferece vários tipos de bebidas e petiscos. “Tanto as refeições quanto os petiscos tem um toque especial, o melhor da musicalidade nordestina e da gastronomia, tem aqui no Botekim dos Artistas. Eu assino em baixo!”, brincou o gerente, suspeito para falar.
Edição: Renata Fabrício