Repórter: Milena Ferreira
Fotógrafa: Léia Ventura
Editor: Fernando Firmino
O São João de Campina Grande é uma das festas mais vibrantes e aguardadas do Brasil, onde a tradição e a alegria nordestina se encontram em um espetáculo inesquecível. Com suas ruas enfeitadas de bandeirinhas coloridas, o som contagiante do forró e o cheiro irresistível das comidas típicas, essa celebração é um verdadeiro convite para mergulhar na cultura e na hospitalidade do povo paraibano.
As prévias para o aguardado São João de Campina Grande começaram a todo vapor. Hoje, a Vila do Artesão foi o cenário perfeito para dar início às festividades com um evento que começou às 12h e se estendeu até as 19h, repleto de música e alegria. O evento, em parceria com a TV Nordestina, contou com as apresentações da Quadrilha Expressão Junina, juntamente com Fabiano Guimarães e, em seguida, a Banda Palov, que trouxeram muito forró, animando todos aqueles que estavam prestigiando esse momento memorável.
Fabiano Guimarães, primeira atração do São João da Vila, marcou presença dois dias seguidos, sexta-feira (24) com a pré-estreia, e esse sábado (25), com a abertura. “Muito feliz em estar aqui com dois shows seguidos, e ainda mais parabenizar a Vila do Artesão pelo espaço novo”, comenta. Além disso, Fabiano já está confirmado para se apresentar nos palcos do Maior São João do Mundo, dia 15 de junho, dividindo o espaço com grandes nomes da música, como a dupla Henrique e Juliano, Ávine Vinny e Gegê Bismarck, e promete representar o forró com suas composições próprias e com músicas que não saem da boca do povo. “A gente vai estar representando o nosso forró, Campina Grande e a Paraíba com muita honra”, destaca.
O som da sua sanfona envolveu o público, e foi sucesso garantido. Estelita Rodrigues Guedes, 87, amante do forró, separou um momento do seu dia para prestigiar o evento, a convite de Abílio José, comunicador e CEO da TV Nordestina. “Já costurei hoje, já fui à feira, fui pro Momento Junino, e agora estou aqui”, comenta. Estelita, é a alma desse São João. “Idosos têm que ter seus momentos, e eu aproveito todos esses, tem idoso que vive em casa isolado, e não é por aí, temos que festejar todos os momentos lindos que Jesus concede pra gente,” ressalta.
Em seguida, a Banda Palov assumiu o palco fechando o dia com um repertório recheado de forró das antigas, fazendo todos dançarem até o último acorde. Entre os presentes, destacaram-se Elza Fernandes, 59, e Carmem Montenegro, 56, frequentadoras fiéis do Forró do Artesão e já marcaram presença nos próximos dias de programação. “Faz muitos anos que a gente participa, desde o início, e sempre fica cada vez melhor”, comentou Elza com um sorriso no rosto. Carmem ainda complementa dizendo que não quer perder nenhum momento e ainda faz um convite entusiasmado para que mais pessoas prestigiem essa festa maravilhosa. “Venham também para a Vila do Artesão, o espaço está todo renovado, bastante amplo e ventilado, gente bonita, bastante turista, não deixem de conhecer.”
Vila reformada, nova ornamentação
A Vila, recentemente reformada, agora conta com um palco ampliado para os shows, visando mais conforto e visibilidade para o público, os artistas e comerciantes. Segundo, o presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento (AMDE), Emerson Cabral, e responsável pela administração da Vila, essa reforma começou há 40 dias, com mudanças no layout da fachada, na pintura, também na criação de uma capela nova para a celebração de missas e de um novo espaço para as apresentações culturais. Jeane Barros, 41, esposa de Roosevelt Fernandes, artesão e dono do chalé Gibão de cor, conta como as reformas no local impactaram positivamente para atrair mais clientes. “A Vila estava precisando disso, deu um ‘upgrade’, e atraiu um público maior, espero que os turistas venham nos visitar”, pontua.
A Vila do Artesão oferece uma verdadeira imersão na cultura nordestina com uma diversidade de apresentações culturais e experiências gastronômicas típicas da nossa região. Emerson ainda complementa que os visitantes poderão desfrutar não apenas da música, mas também de uma rica culinária regional, repleta de sabores que resgatam tradições e memórias afetivas. “Vai ter milho assado, cozido, pamonha, pé de moleque e até um ‘bodezinho’ cozido com cuscuz, todo tipo de comida nordestina tem aqui”.
Além disso, o evento atraiu a atenção de várias autoridades de Campina Grande. O prefeito Bruno Cunha Lima e os senadores Veneziano Vital e Efraim Filho, participaram da inauguração da nova estrutura da Vila do Artesão.
A programação começou, hoje, dia 25 de maio, e vai até o dia 5 de julho, com apresentações semanais. Para aqueles que não puderem comparecer pessoalmente a essa festividade, a TV Nordestina, disponibilizará transmissões ao vivo pelo canal 179 e nas suas plataformas digitais, como Instagram e Youtube. Além de Fabiano Guimarães, grandes nomes da música devem se apresentar, como Capilé, Os 3 do Nordeste, Forró Karkará e Jonny Garotinho.
Com a Vila do Artesão tomada pela animação e pelas cores do São João, esse primeiro evento deixa um gostinho do que está por vir nas próximas semanas. É apenas o começo de uma série de festas que prometem encantar moradores e visitantes, reafirmando a tradição e a alegria do Maior São João do Mundo.