Apresentações emocionantes marcaram a segunda noite da etapa agreste, definindo os grupos que seguirão para o Festival Paraibano de Quadrilhas Juninas.
Reportagem: Diney de Melo
Fotografia: Débora Andrade
Edição: Nathália Aguiar
Na noite deste domingo (9), a pirâmide do Parque do Povo recebeu a segunda noite de apresentações da etapa Agreste do Festival de Quadrilhas Juninas. A noite foi marcada por apresentações de tirar o fôlego e uma competição com pontuações acirradas. Terra dos Fortes, Chamego Medonho e Paixão Junina foram as classificadas na etapa e seguem para se apresentar no Festival Paraibano de Quadrilhas Juninas, que deve acontecer em João Pessoa.
Desde o início das apresentações, às 19h, o público foi brindado com um espetáculo de cores, música e tradição. Cada quadrilha trouxe à pirâmide performances elaboradas e temáticas que exaltaram a cultura nordestina, encantando e emocionando os espectadores.
As apresentações se iniciaram com a quadrilha “Terra dos Fortes”, da cidade de Taperoá, que apresentou o tema: “Quanto mais sou nordestino, mais orgulho tenho de ser”. A segunda a se apresentar foi a quadrilha “Uma família em Missão”, da cidade de Gurjão, que trouxe a temática: “Respeita teu pai” e apresentou uma jornada de amor, tradição e fé.
Hilda Borges, falou da sua experiência de participar como noiva da junina “Uma família em Missão”: “Eu me sinto emocionada. É o meu primeiro ano como noiva. Durante os doze anos da quadrilha já passei por vários cargos e nos últimos quatro anos consecutivos dancei como Maria Bonita. Então, é um desafio e está dando certo. É emocionante e gratificante e mesmo sabendo que não é uma função fácil, está sendo muito bom”.
O noivo, Cayhan Hesken, também compartilhou suas sensações após a apresentação: “Os noivos são os donos da festa. Então, me sinto grato a todos da comissão, que nos colocaram como noivos. E se apresentar no Parque do Povo é sempre uma emoção grande, participando pelo terceiro ano consecutivo, só temos a agradecer por tudo e vamos para frente”.
Em seguida, a terceira da noite a se apresentar foi a junina “Chamego Medonho”, da cidade de Esperança, uma das classificadas, com a temática do “Oratório”. O noivo da quadrilha, Luan Paulo, falou sobre a apresentação da noite e a escolha do tema: “Juntar a quadrilha Chamego Medonho com a pirâmide do Parque do Povo é um sonho realizado. O tema deste ano é o Oratório, então trouxemos muito a questão da fé, da oração e da devoção aos santos, e queríamos também com esse tema tocar na memória das pessoas mais velhas, mostrando em nossos cenários como eram as casas antigas com seus oratórios”.
O fundador da Chamego Medonho, Júnior Garcia, participa pela primeira vez nos bastidores, após 17 anos dançando pela Chamego. “Me surpreendi muito com o espetáculo, tive que controlar o emocional. Superou as nossas próprias expectativas e estamos de alma lavada, dever cumprido. A luta maior não é o pódio, mas chegar aqui”, concluiu. A junina “Chamego Medonho” já tem na etapa Agreste dois títulos de primeiro lugar e quatro títulos de segundo lugar.
A quarta a se apresentar foi a junina “Explosão da Paixão” da cidade de Baraúna, que se apresentou com o tema: “Um sonho de pano mamulengo”. Em seguida a quadrilha “Só pra você”, da cidade de Remígio se apresentou com o tema “O auto da compadecida”.
Humberto Silva, fez o papel de Jesus durante a apresentação: “Mesmo fazendo o papel de Jesus nas apresentações desse ano, eu tenho que me preparar também fisicamente, porque geralmente nós temos outras funções nos bastidores, sempre precisa de uma ajuda no cenário, no teatro, em uma roupa, nos cabelos, nas maquiagens. Então, sempre estamos correndo, nunca ficamos parados”, compartilhou.
Vanessa Pocidônio, que foi a rainha da junina “Só pra você”, falou de sua gratidão: “A gente luta muito para estar aqui na etapa agreste, então quando a gente chega aqui e mostra o que viemos fazer, independente de como seja o resultado, para nós é realmente gratificante. Chegar aqui é muito difícil e estamos gratos com a sensação de dever cumprido”.
Outras juninas, como “Cheiro de Malícia”, da cidade de Massaranduba, “Rosas de Ouro” de Remígio, “Filhos do Sertão”, de Cacimba de Dentro também se apresentaram, cada uma com seu tema, particularidade e criatividade. A variedade de temas e a qualidade das performances tornaram a competição ainda mais emocionante, mantendo o público atento e entusiasmado.
Com a definição das quadrilhas da etapa agreste que irão disputar no festival estadual, a expectativa e a atenção agora se voltam para a etapa campinense que acontece nas noites do dia 10 e 11 de junho na Pirâmide do Parque do Povo.