Repórter: Sophia Oliveira
Fotógrafa: Sophia Oliveira
Editora: Milena Ferreira
Monteiro se prepara para celebrar ainda mais a cultura nordestina com o início da construção do Sítio São Francisco, um espaço emblemático conhecido por sua tradição em forró pé de serra e por sua ornamentação temática do nordeste e das festividades de São João. A iniciativa partiu de uma ideia de três amigos, envolvidos no movimento cultural da cidade: Benicio Santiago, Antônio Carlos, o “Beato Vicente”, e Ronaldo Quintino.
Início da montagem. Foto: Sophia Oliveira
Benicio Santiago, 37, um dos idealizadores, falou sobre o processo: “Sentamos na casa do Beato e começamos a colocar no papel as ideias e assim surgiu o Sítio São Francisco. O projeto foi apresentado à Prefeitura e à Secretaria de Cultura e logo aprovado, juntamos uma equipe de 6 pessoas e começamos a construir, foi um sucesso desde o primeiro ano.”
Linha de produção e confecção no galpão. Foto: Sophia Oliveira
Para chegar ao resultado final são necessárias duas fases: a linha de produção e confecção, que é realizada em um galpão, e depois a linha de montagem, onde levam o que foi confeccionado para o centro da cidade, local onde realmente toma forma o famoso Sítio São Francisco.
O projeto teve início no ano de 2017 e desde então só parou devido à pandemia. Ele visa fortalecer ainda mais a identidade cultural da cidade e atrair visitantes entusiasmados para vivenciar a autenticidade das tradições locais. Tem uma programação de dez dias de festividades, tendo início no dia 19 de junho e encerrando dia 29. Atrações como Osmando Silva, Gente Boa, Chiquinho de Belém, Nanado Alves, Cloves Ferreira, entre outros, marcarão presença nesse evento que se tornou um marco para a cidade.
Sítio tomando forma. Foto: Sophia Oliveira