Na tarde de ontem(19) o Centro de Atenção Psicossocial, CAPS II Novos Tempos, em parceria com a Prefeitura Municipal de Campina Grande, realizou sua comemoração junina. O evento aconteceu no Parque do Povo e contou com 50 pessoas que frequentam a instituição.
Durante algumas horas, os pacientes, acompanhados de familiares, se divertiram com tudo que o São João pode proporcionar, houve sorteio de rifas e muito forró, que animou e fez as pessoas dançarem quadrilha. Quando a fome bateu, as comidas típicas fizeram a alegria dos presentes. O clima foi de descontração e euforia. A confraternização se concentrou próximo a uma das palhoças do PP.
Segundo Aponira Farias, Psicóloga do CAPS, levar os pacientes ao Parque do Povo teve o objetivo de fazer com que eles se sintam inclusos na sociedade, e assim incorporem o clima de São João que predomina na cidade. Adriana Silva, familiar de um paciente, disse que a iniciativa de promover a Festa Junina do CAPS é louvável, pois insere os atendidos no contexto ao qual a cidade passa nesse período.
O CAPS II Novos Tempos foi o primeiro serviço substitutivo em saúde mental criado na cidade. Atualmente, o Centro atende cerca de 600 portadores de transtornos mentais, e seu objetivo é estimular a integração social e familiar e apoiá-los em suas iniciativas de busca de autonomia, bem como humanizar o tratamento dos pacientes, para que se mantenham estabilizados e sem necessidade de internação.
A unidade em questão localiza-se na Avenida Elpídio de Almeida, 1600, no bairro do Catolé.
Edição: Jaime Guimarães
Fotos: Felipe Paiva