Parque do Povo conta com elementos nostálgicos no Maior São João do Mundo

Campina Grande, 26 de junho de 2024

Roda-gigante, brinquedos e comidas tem despertado boas lembranças dos forrozeiros 


Repórter: Thaylanny Almeida 
Fotógrafa: Thaylanny Almeida 
Editor: Fernando Firmino


Roda-gigante e a sensação de nostalgia. Foto: Thaylanny Almeida/Repórter Junino

Campina Grande recebe o título de Maior São João do Mundo pela magnitude da festa que, além de valorizar a cultura nordestina, apresenta uma estrutura elaborada e centenas de atrações que deixam as noites ainda mais alegres. Ao andar pelo Parque do Povo, os forrozeiros se maravilham com os espetáculos das quadrilhas e grupos folclóricos, o som da sanfona e o cheiro de milho verde assado. Mas, o espaço também conta com elementos que, apesar de parecerem simples para alguns, em outros causam o efeito do despertar de emoções e o recordar de boas lembranças.

Um dos elementos é a roda-gigante, encantando a todos com suas luzes e a vista privilegiada. O brinquedo é responsável por marcar a infância de muita gente, que aproveita o Parque do Povo para reviver essas emoções. “Eu lembro da época do São João daqui de Campina, quando eu era criança sempre ia, bate uma sensação de liberdade e um pouco de medo ao mesmo tempo. E hoje eu vou novamente, dessa vez eu trouxe meus filhos e a minha sobrinha”, destacou Juliana Sobral, 43, funcionária pública. 

Enquanto a assistente social Rosilene Matias, 32, relembra a época em que ia para as festas da sua comunidade e aproveitava para se divertir com os seus amigos na roda-gigante. “Eu ia muito na minha comunidade em Pedra d’Água com os meus amigos porque nas festas da padroeira lá sempre tinha parques de diversão” e complementa dizendo que dessa vez trouxe sua pequena para ter essa experiência: “Hoje eu trouxe minha filha de cinco anos para andar na roda-gigante pela primeira vez”, contou Rosilene. 


Variedade de brinquedos no Parque do Povo. Foto: Thaylanny Almeida/Repórter Junino

Carrinhos, cubos mágicos, bonecas, pistolas de água, espadas luminosas e vários outros brinquedos podem ser encontrados nos quatro cantos da festa e despertam a atenção das crianças e o sentimento de nostalgia dos pais. “Sempre frequentei o Parque do Povo quando era da idade dos meus filhos, e tinha várias opções de brinquedos que eu acabava adquirindo, porque sempre pedia para os meus pais comprarem, principalmente as bolas de sabão e aquelas bolas grandes, me lembro bem disso”, pontuou o empresário Márcio Lima, de 40 anos. 

As comidas também tem o poder de evocar memórias, como salientou Cleone Ferreira, 61, professora de design da UFCG: “Quando vejo a maçã do amor me recordo das festas de rua que eu frequentava, traz uma memória afetiva para mim”. Já o servidor público Yuri Rodrigues, 38, enfatizou que os sorvetes despertam boas lembranças de quando era garoto: “No tempo que Campina Grande tinha a antiga sorveteria Chupes, eu saía do colégio, ou então, após algum jogo na escola, ia tomar  sorvete com meus amigos, sempre tomei o do sabor morango. Hoje, tô dando para os meus filhos, para eles saberem qual é o gosto da minha infância”. 

O Parque do Povo vai além de um espaço para curtir o arrasta pé e ser cativado pelas diversas atrações e decorações que abrangem a festa. O Maior São do Mundo também é lugar para despertar lembranças e construir novas boas memórias.


Sorvete com gostinho de infância. Foto: Thaylanny Almeida/Repórter Junino

Comentários