Eventos são adiados devido à manifestação

Campina Grande, 21 de junho de 2013

O começo da noite desta quinta-feira (20) entrará para a história do Brasil, por conta da onda de protestos desencadeada a partir do aumento da tarifa no transporte público. Houveram manifestações isoladas durante toda a semana, culminando hoje em uma mobilização nacional, organizada através das redes sociais em busca a priori da redução de passagem, juntamente com uma série de problemas nos setores da educação, segurança, saúde etc.

Em Campina Grande, o protesto teve início por volta das 16h30, na Praça da Bandeira e seguiu por algumas das principais ruas do centro da Cidade. Segundo as informações do portal de notícias G1, os manifestantes tentaram entrar no “quartel general do forró”, o Parque do Povo e foram impedidos pela polícia. Em seguida, de forma pacífica o protesto teve como destino a rua João Moura.

Manifestação registrada do alto de um dos prédios no centro de CG.

Manifestação registrada do alto de um dos prédios no centro de CG.

De acordo com a Polícia Militar, durante a manifestação não foram registradas ocorrências de vandalismo e depredação, sendo encerrada por volta das 20h30 no Açude Velho. O comandante do 2º BPM, tenente-coronel Souza Neto divulgou através da sua conta no microblog Twitter, que cerca de 20 mil pessoas participaram da passeata.

Para a estudante de Comunicação Social, com ênfase em Educomunicação da UFCG, Caroline Araújo, que participou da “Marcha pelo Passe Livre”, a atividade é de extrema importância para a cidade. “Mostra que juntos, podemos combater ,mas principalmente exigir os nosso direitos.”, enfatizou.

Posicionamento da Prefeitura

Na manhã desta quinta (20), o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues reuniu sua equipe e concedeu uma entrevista coletiva na Vila do Artesão. Na solenidade, decretou a redução no valor da passagem de ônibus, que a partir do dia 1º de Julho voltará a custar R$ 2,10, resultando em uma redução de 10 centavos. A novidade, é que os deficientes auditivos irão ter passe livre nas linhas que compõem o transporte público da cidade.

Adiamento de Programações

Pensando na acessibilidade dos participantes ao evento, bem como, visando a adesão dos mesmos a manifestação, os organizadores do X Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular decidiram adiar a programação da tarde desta quinta (20) para a sexta-feira (21), a partir das 9h.

A programação de hoje (20) do I Festival de Sanfonas, Violas e Poesias também foi adiada para amanhã (21), devido a “Marcha pelo Passe Livre”.

Vale lembrar que os shows no Parque do Povo seguiram sem qualquer alteração.

Foto: Resumo PB e CG da Depressão. 

Comentários