Divulgar o trabalho do artesão paraibano. Este é o objetivo do personagem Véi da Vila, que caminha pelo Parque do Povo divulgando o trabalho de quem vive da produção de artesanato e propaga a história da Vila Nova da Rainha, primeiro nome dado à cidade de Campina Grande.
Criação do ator e artesão Edi Cavalcante, o personagem já participa das festas juninas da cidade há cinco anos e busca a divulgação da Vila do Artesão, tanto do espaço existente dentro do Parque do Povo quanto à Vila instalada nas proximidades do Açude Velho. “Há um espaço destinado aos artesãos no Parque do Povo, mas ninguém explica o que é a Vila do Artesão”, afirma o artista.
Atualmente ligado à Agência Municipal de Desenvolvimento (AMDE), o “Véi” já existia no teatro, mas foi trazido para Campina Grande após o término das peças em João Pessoa. Edi Cavalcante trabalha na confecção de comidas típicas artesanais, como doces e biscoitos. Um outro objetivo estimado pelo ator é a realização de shows e oficinas na Vila. “Levar eventos como este para o local pode atrair a atenção dos turistas e dos habitantes da cidade”, diz. Edi busca o apoio de órgãos públicos para que o projeto possa ser levado adiante. “Além de ter a ideia, temos que comprá-la, acreditar na causa, para que possamos ter forças para levá-la adiante”, explica.
Mas mesmo com projetos como este o artista sente falta de iniciativas governamentais que incentivem a produção de artesanato, além de lamentar a preferência pela arte feita em outras regiões. “Precisamos cada vez olhar para o trabalho dos artistas que estão próximos de nós. As pessoas preferem comprar uma bolsa da Nike à uma de couro feita no estado”, afirma.
Edição por: Carmem Nascimento
Imagens por: Bismarck Viana