O São João de Campina Grande atrai os mais diversos públicos e faixas etárias. Além da programação destinada aos adultos, as crianças também tem um espaço para brincar e se distrair na Casa do Ritmo Sky.
No espaço Ritmo Brincante, as crianças podem construir três tipos de instrumentos musicais com materiais de refugo, como as garrafas pet e pedaços de conduíte. “Nossa proposta é ensinar o ritmo as crianças e incentivá-las a apreciar a música regional, como também educá-las para o respeito ao meio ambiente” disse Ney Costa, produtor da Casa.
O Projeto idealizado pelo professor de música Romero Damião, da Universidade Federal de Campina Grande, desenvolveu três instrumentos tradicionais dos rítmos nordestinos: o caxixi, feito de garrafa pet e arroz, o tambor, com cano de pvc e durex e o reco-reco, confeccionado com o gargalo da garrafa e pedaços de conduíte. “Através da pesquisa, fazendo testes com vários materiais recicláveis, fomos descobrindo a variação de sons que poderiam substituir os instrumentos industriais,” contou Daiane Maciel aluna do curso de Música da UFCG.
Para aplicar os conhecimentos adquiridos na academia, foi proposto uma parceria com a empresa de TV por assinatura que adotou o projeto. A estudante Herla Teixeira, afirma que a procura pelo espaço é bastante significativo chegando a cerca de 300 unidades, de cada brinquedo, confeccionadas pelas crianças durantes os finais de semana da festa. Este projeto funciona às sextas, sábados e domingos das 14h às 22h, na Casa do Ritmo Sky.
Imagens por: Bismarck Viana