Em diversos lugares do Parque do Povo encontramos diversas pessoas a procura de materiais recicláveis, como latinhas. Não sendo difícil encontrar crianças, adultos e idosos envolvidos com a procura desses materiais, o trabalho destas pessoas ajuda tanto no sustento de suas famílias quanto na retirada desses componentes do meio ambiente.
Para Maria Souza (66), catadora de latinhas há mais de 25 anos, essa é a única forma que encontrou para sustentar os filhos e pagar o aluguel todos esses anos. “Todos os anos estou aqui catando latinha. Há mais de 25 anos que pago o aluguel de minha casa com o dinheiro que tiro da venda do que consigo catar por aqui”, diz.
No período junino, o preço das latinhas diminui devido ao aumento da oferta do material, que é ofertado aos compradores em um fluxo bem maior que em outros períodos do ano. “Tenho que trabalhar durante toda a noite e boa parte do dia para conseguir cerca de 30 reais. Às vezes preciso trabalhar por períodos maiores para poder conseguir dinheiro suficiente para quitar o aluguel”, afirma Maria.
Edição: Lourival Salviano
Imagens: Wedyson Diego