Quem pensa que no são João de Campina Grande só irá encontrar o forró como ritmo, está enganado. Nesta segunda-feira (24) o grupo de percussão Maracagrande trouxe uma mistura de ritmos que ressaltaram a riqueza da cultura regional. Entre o afoxé, coco, baião e maracatu, o grupo animou a noite na Vila da Imprensa no Parque do Povo e chamou a atenção do público que formou uma roda de ciranda.
A iniciativa partiu da rádio Panorâmica Fm que transmitiu a apresentação ao vivo. A gerente de marketing e diretora artística da rádio, Lenier Sucupira, acredita na mistura de outros ritmos da terra ao tradicional são joão para não perder a essência cultural e dessa forma resgatar a cultura popular, além de atrair a atenção do público em geral, e, principalmente, apresentar a nossa cultura aos turistas.
O grupo que tem em seu nome a mistura de maracatu com Campina Grande foi criado em 2009 com o objetivo de contribuir com os referenciais da cultura regional, resgatar as raízes da cultura negra e fortalecer a identidade cultural nordestina. Yohana Passos, integrante do grupo desde sua origem, aprova a ideia da mistura do maracatu ao são joão pois se torna uma oportunidade a mais de mostrar o trabalho dos grupos regionais.
Editado por Mariana Pimentel
Fotos: Jaime Guimarães Neto