A barraca, “Xâmego bom, só com camisinha”, tem como objetivo fazer a prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis durante os 30 dias do Maior São João do Mundo. Este projeto é uma iniciativa da Secretária de Saúde sobre a supervisão do coordenador de prevenção a DST/AIDS em Campina Grande, Silvestre.
A conscientização é feita através de uma equipe composta por cerca de 10 colaboradores entre homens e mulheres que acolhem a turistas e moradores locais distribuindo preservativos e panfletos informativos das 19:30 às 00:00hrs, tanto na barraca que fica próximo a Pirâmide, quanto nas demais localidades do Parque do Povo.
Segundo o colaborador do Projeto, Tácio Vladimir (28), são distribuídos em média 1440 preservativos masculinos e 400 femininos por noite. “Esse projeto é de extrema importância, tendo em vista que se o nosso trabalho causar um impacto nas pessoas poderemos diminuir a incidência de doenças sexualmente transmissíveis”, afirmou.
Para o universitário Raniery (26), uma iniciativa como essa mantém segura a saúde sexual da população, “É bom esse tipo de projeto, pois muita gente vem ao Parque do Povo em busca de uma parceira(o) sexual e com essa distribuição, o sexo pode ser feito de maneira segura”, disse.
Quem chega à barraca além de ganhar os preservativos também participa de brincadeiras e tem a oportunidade de tirar fotos que são postadas no endereço facebook.com/xamegobom. Para quem procura a barraca em busca de obter essa prevenção, a equipe responsável pelo projeto exige apenas que as pessoas sejam maiores de idade.
Imagens: Bruna Morais
Editado por Adriano Cesar