Juripiranga realiza festa junina no interior

Campina Grande, 27 de junho de 2013

Situado na microrregião de Sapé, o município de Juripiranga (do tupi, “juripir”, cantar, e “anga”, ave, significando “ave que canta”) realiza um dos mais tradicionais festejos de São João no interior paraibano. Durante o mês de junho, a cidade de pouco mais de nove mil habitantes se transforma em um festivo arraial com suas ruas enfeitadas, igreja louvando em comemoração aos santos do mês e o ambiente mais receptivo que o normal.

Festejo reúne multidão em frente à Igreja da cidade.

Festejo reúne multidão em frente à Igreja da cidade.

Trata-se do período do ano mais aguardado por todos. Isso porque, além da festa junina, a cidade vive o período de chuva – que se estende de maio a setembro – na região. Na maior parte do ano, o clima é quente e o ambiente seco; fatores que tornam junho um mês ainda mais especial aos juripiranguenses. Por ser o período da safra do milho, as feiras-livres ficam repletas do alimento, que serve de matéria-prima para a maioria das comidas típicas dessa época, como milho assado e cozido, a pamonha, a canjica e o mungunzá.Pelo mês inteiro, bancos fixos de madeira são posicionados por toda a cidade para vender as iguarias culinárias, que deixam os visitantes com um gostinho de quero mais.

Para completar o cenário, também são dispostas diversas barracas para venda de fogos de artifício, as quais atraem principalmente as crianças que, como ocorre em praticamente todo o interior do Nordeste, são os principais consumidores deste tipo de produto típico da festa. A cidade fica em alguns momentos, tomada pelas cores e explosões ensurdecedoras dos fogos que também cativam os adultos.

Mas fora esse barulho, o som mais ouvido em Juripiranga nesse período do ano é mesmo o forró. Da véspera de São João até o São Pedro, as noites silenciosas da cidade são tomadas pelo som de bandas do mais autêntico forró pé de serra, que tocam até o amanhecer num palco situado à frente da igreja matriz.

Boa parte da população, considerada esta a melhor festa junina da região. Título recebido não só pelo festejo em si, mas também pela animação dos moradores. Inclusive, sobre eles, conta-se que “se houver uma lata batendo, tem gente pulando”. Em meio aos festejos, há um espetáculo que muitas pessoas aguardam ansiosas durante o ano inteiro: a apresentação das quadrilhas juninas. Grupos de dança passam meses ensaiando para dar um show. Não há concurso de quadrilhas na cidade, mas elas ganham sorrisos e aplausos de um público fascinado pela coreografia, pelo sincronismo e pela beleza de suas roupas.

Fotos: Internet
Edição: Felipe Valentim 

Comentários