Aberto no Parque do Povo o Recanto da Poesia

Campina Grande, 11 de junho de 2011

Neste ano, o Parque do Povo ganhou um espaço totalmente direcionado às cantorias, denominado de “Recando da Poesia”, local que representa os símbolos da tradição cultural nordestina que se propaga ao som da viola e da voz rimada dos poetas populares. A abertura ocorreu nessa sexta-feira (10), com a apresentação dos repentistas que cantaram seus versos de acordo com os motes que são dados pelo público.

Dentro da proposta de homenagear o cordelista Manoel Monteiro, o Recanto da Poesia terá apresentações com duplas de violeiros todas as sextas, sábados e domingos, das 20 às 22 horas. No local do evento foi construída uma vila que representa casas rústicas de uma cidadezinha do interior.

De acordo com Iponax Vila Nova, que é poeta e integra a equipe da Prefeitura Municipal, esta inciativa tem a intenção de valorizar a cultura popular e as tradições no São João de Campina Grande. “É a primeira vez que temos esta iniciativa na grade principal da programação, sendo pioneira no Nordeste”, afirmou Iponax.

Para a estudante de História Gilmara Tavares, que pesquisa os cordéis, esta ação proporciona uma visibilidade importante para os poetas apresentarem seu trabalho ao um público diferenciado. Além disso, afirma ela, “a ideia de homenagear um cordelista por edição da festa pode ser ampliada e passar a proporcionar espaço também àqueles artistas que não estão mais com grande destaque na sociedade, a exemplo de Antônio da Mulatinha, entre outros”, destacou.

Editado por Elisvan Borges

Comentários