Folkcom é encerrado com presença “Global”

Campina Grande, 11 de junho de 2011

O encerramento no Teatro Rosil Cavalcanti do 8º seminário do Folkcom, nesta sexta-feira (10), evento que discute as festas populares, que este ano, abordou o tema cultura e economia, contou com a participação especial de Edney Silvestre, jornalista da Rede Globo de Televisão.

O jornalista e escritor, começou sua fala com uma breve história sobre sua vida, quando ainda morava em Valença (RJ), sua cidade natal. Vida não tão fácil, achando na leitura a sua diversão.

Em sua apresentação, relatou um pouco do começo de sua carreira jornalística, explicando como foi a sua passagem  pela revista Manchete, O Cruzeiro, e como tornou-se correspondente da TV Globo. Abordou a cultura social presente no nosso país, de acordo com a  experiência vivida no seu programa “Brasileiros”, que  relata a história de cidadãos “comuns” que conseguem transformar a sua comunidade, transformação essa feita através de gestos, educação e boa vontade. Segundo Edney, a repercussão obtida pela  indústria da “maldade” por parte da mídia é fator determinante para que assuntos como os abordados pelo seu programa , não tenha um horário adequado de exibição, para que, por exemplo, os que trabalham o dia todo possam assistir. Um dos programas gravado no Ceará foi exibido no teatro.

Logo após sua explanação, foi aberta a participação dos presentes com perguntas de jornalistas, professores e alunos. Abordando temas como: a criação de seu romance literário, a obrigatoriedade do diploma de jornalismo e sobre o futuro do Brasil; tornando a palestra mais interativa.

No final de sua apresentação, Edney Silvestre, cumprimentou a todos os participantes e foi aplaudido. Já o prof. Dr. Luiz Custódio da Silva, coordenador do seminário, agradeceu a participação dos presentes, em especial ao corpo docente e discente da Universidade Estadual da Paraíba, e ressaltou a importância de eventos como esse, que acabam tornando a vivência dos alunos mais proveitosa também fora da sala de aula.

 

Editado por Walysson de Melo

Comentários