Aluguel de trajes típicos mantém tradição nordestina e gera renda extra

Campina Grande, 29 de maio de 2009

O período de festejos juninos propicia o ressurgimento das tradições folclóricas e, com elas, o desenvolvimento de atividades artesanais como o aluguel de roupas juninas. Além de servir como forma de resgate das tradições nordestinas, a confecção de roupas típicas trás uma renda extra para os campinenses.
   

Muitos desses artesãos começaram a fazer as roupas em casa para atender às necessidades de parentes e amigos mais próximos. “comecei com roupas para minha filha por sentir a necessidade que as pessoas tinham em conseguir roupas decoradas para o São João.” Afirma Adélia de Andrade Farias, do bairro do Monte Santo, que há 18 anos trabalha na confecção de roupas para o período junino em Campina Grande.
    

Essa manutenção das tradições rompe com um movimento crescente e preocupante da cultura midiática, em destaque para a tentativa de implementação da cultura “nordestina” no eixo sul-sudeste do país, com o incentivo do culto a um “forró” estilizado e danças, comidas e tradições tipicamente nordestinas transmutadas ao modelo sulista-midiático.
   

O resgate cultural promovido pela confecção de roupas para quadrilhas juninas configura importante iniciativa, como a da senhora Adélia, para o desenvolvimento do comércio artesanal e folclórico nordestinos.

Comentários