Vendas de queijo-coalho e pamonha aumentam nos meses de junho e julho

Campina Grande, 4 de junho de 2009

 

Todo mundo já sabe que em época de São João uma das comidas típicas que mais aparece é a pamonha, mas é bem melhor quando acompanhada do queijo-coalho, há quem diga que é melhor com queijo-manteiga. Por isso o aumento da procura por estas especiarias, que quando juntas, dão um sabor ímpar ao período junino.

Dona Eliete que produz pamonha a cerca de 5 anos também declara sentir a pressão durante o período junino: “já chegaram aqui querendo fazer uma reportagem sobre a minha produção no período junino, mas mandei embora por falta de tempo”.

Segundo João Maciel, comerciante que trabalha com o queijo-coalho e queijo-manteiga a mais de 40 anos, as vendas sempre tendem a aumentar nesta época. Mas não é só a procura que aumenta infelizmente o preço também, é a velha lei da oferta e demanda. “Nesse período a produção tende a cair devido às chuvas, que induzem os gados a comerem menos do que de costume, e também pelo fato das fazendas nordestinas não possuírem estrutura adequada para abrigar os gados no período chuvoso”, explicou o comerciante.

Comentários