Abertura do Sítio São João será na quarta-feira,10 de junho

Campina Grande, 9 de junho de 2009

A partir da próxima quarta-feira,10, o Sítio São João será aberto a visitação do público.Localizado na rua Manoel Tavares, no bairro do Alto Branco, o sítio trará ,mais uma vez, sua vasta diversidade cultural, mostrando seu caráter de nordestinidade através da arquitetura rural, mostra de fazeres e costumes do povo e festejos juninos.

Fundado há treze anos, o Sítio ganha fama pelo Brasil a cada ano, levando sua exposição a outros lugares do país como São Paulo e Brasília. “Através de um convite feito pelo governador José Roberto Arruda, o sítio fará exposição no Plano Piloto, em Brasília.Também fomos convidados a retornar à São Paulo, onde fomos vistos em 2004 por mais de 1 milhão de pessoas, para montar exposição no Centro de Tradições Nordestinas”, afirma João Dantas, cordelista e produtor, responsável pela coordenação do sítio.

De acordo com João Dantas, o que desperta o interesse de muitos pelo sítio é seu caráter de cultura raiz, de modo de preservação. “O Sítio São João é um grande passeio que você faz pela história da colonização do Brasil, isto é percebido pela arquitetura rural, ferramentas, moinhos, Casa da Farinha e Engenho.Aqui nós não adotamos, por exemplo, certos gêneros musicais da atualidade, que alguns chamam de ‘Fuleragem music’; nós cultuamos a música nordestina com base em Luís Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Marinês.Obedecemos assim uma linha cultural, artístico, histórico e tradicional”, afirma o coordenador.

Em Campina Grande, o Sítio São João ficará exposto até o dia 30 de Julho, tendo produção autônoma e desvinculada à programação do Parque do Povo.

Comentários