Os alunos do curso de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande promoveram ontem (10) à noite, noite no Parque do Povo, uma blitz de prevenção às DSTs e a AIDS.
De acordo com informações do aluno Danilo Góes, no Brasil 600 mil pessoas possuem o vírus HIV, mas somente 200 mil sabem que são infectadas. Das que possuem, a maioria entre os adultos são homens, enquanto nos jovens é mais freqüente nas mulheres. Ele ressaltou que 70% dessas mulheres adquirem o vírus com o parceiro fixo. Informou ainda que o número de idosos portadores dessa doença vem crescendo a cada ano, devido a chegada de estimulantes sexuais, fator que contribuiu para reativar a vida sexual dessa parcela da população.
Ao informarem sobre os perigos e formas de transmissão dessas doenças, alertaram que há um aumento significativo de infecções no período do São João. Ao final de cada explicação eles doavam um preservativo ao visitante. Ao final da Blitz, 1800 preservativos foram distribuídos entre as pessoas que transitavam no Parque do Povo.
Essa iniciativa faz parte das atividades da Organização IFLMS (Internacional Federation Medical Londrina Association), que existe em diversos cursos de medicina no Brasil.