Prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital, visita a Vila da Imprensa e concede entrevista ao Repórter Junino.
Na noite de ontem, 14, a redação do Repórter Junino recebeu a presença do Prefeito de Campina Grande ,Veneziano Vital do Rêgo. Na oportunidade, o prefeito falou dos rumos desse São João e “disputa” entre Campina X Caruaru que, para ele “é salutar”. Veneziano ainda parabenizou a equipe do RPJ pela iniciativa e parceria.
RPJ – Como é que está sendo a sua avaliação desse São João?
Veneziano – A melhor possível, e é muito mais do que eu mesmo podia esperar. Eu sinto isso, nos sentimentos das pessoas que encontramos e nos recepcionam, ou seja, a avaliação positiva feita pelo olhar crítico de quem vem observar os meios de comunicação, a pessoa, o senhor ou a senhora jornalista, o amigo ou amiga jornalista, as pessoas que nos visitam, em todas elas eu não encontrei ainda, nenhuma impressão negativa sobre tudo aquilo que está acontecendo, não apenas nas dependências do parque do povo, tanto em Galante, como em São José da Mata, como também do São João descentralizado. Tudo está convergindo para que a edição de 2009,de fato, seja a melhor entre todas.
RPJ- O que você está achando da divulgação da mídia nacional esse ano?
Veneziano – Olha, não há duvidas que a mídia nacional, e aí eu não falo nem sobre a relação institucional entre poder público, municipal, estadual e federal com os veículos de comunicação, mas a espontânea cobertura que nós temos recebido por parte de todos os veículos de comunicação. Aqui em Campina Grande, já estiveram praticamente todas as grandes redes, que voltam nesses próximos 14 dias à fazer uma cobertura ainda maior. Nós sabemos que o período mais forte, por incrível que possa parecer, se ainda houver condição de dizer que será mais forte do que os primeiros 15 dias, é exatamente o período do São João. Então, a presença da GLOBO, do SBT, da RECORD, a presença ao vivo da BANDEIRANTES que estará em oito dias aqui conosco é a demonstração clara de que a marca do São João de Campina Grande é muito forte e atrai esse acompanhamento.
RPJ -O prefeito de Caruaru decidiu que esse ano só se apresentarão bandas que tocam o autêntico forró “pé-de-serra”. O que você acha sobre essa decisão?
Veneziano – Olha, eu respeito, e eu não posso desconhecer que é muito importante esse investimento nas raízes próprias da nossa região, mas nós podemos valorizar o cantor da terra, valorizar essas origens também fazendo uma mescla, nós não deixamos de fazer em Campina Grande, e por isso que nós estamos terminando por receber um maior número de turistas esse ano, exatamente por essa própria decisão de Caruaru. Hoje, se você disser, “Veneziano, eu tenho a opção de ouvir um forró pé-de-serra”, têm a grade artística de Campina Grande, é exatamente a mescla entre quem gosta da banda de forró mais moderno, têm também a opção para quem gosta do forro pé-de-serra. O público é heterogêneo, se todos nós gostássemos da mesma coisa, aí seria muito fácil.
Tem atrações para todos os gostos. Acho que essa decisão é deles e eu respeito. Pode ser que o meu comentário seja visto de forma equivocada por quem esteja na querida cidade de Caruaru, que faz um grande São João, seria anti-ético se eu vier à comentar, porque a minha condição de prefeito assim não sugere, mas o que eu tenho a dizer é que Campina Grande, teve como vimos nesse últimos anos a preocupação de garantir uma grade artística, toda ela mesclada para as diversas opções do grande público que vem, e isso foi o que nós fizemos, enfim, penso eu que pela resposta, a proposta apresentada por Campina foi muito melhor aceita.
RPJ- Como você avalia essa disputa entre Caruaru e Campina Grande pelo título do maior e melhor São João do mundo?
Veneziano – Olha, ela é salutar , não há nenhuma tipo de briga no sentido menor da palavra, existe a tentativa de cada um e não só apenas em Caruaru e Campina Grande, mas hoje existem outros municípios que têm feito investimentos consideráveis, o interior da Bahia têm crescido, você tem Aracajú, Mossoró e Gravatá. Agora, sem ufanismo, sem qualquer apelo, não há comparação, com todo o respeito, tanto pelo aspecto da própria cidade que garante uma estrutura melhor,até mesmo a própria festa, porque a opção de quem vem à Campina, não se resume ao Parque do Povo, tem o distrito de Galante, casas de Shows, quadrilhas juninas se apresentando em um bairro, enfim, há uma gama, uma diversidade de opções, que faz com que o São João de Campina, seja de fato, reconhecidamente o melhor entre todos, muito à frente de qualquer um outro município, com todo respeito. Eu tenho o maior carinho pelo São João de Patos, do meu querido prefeito Nabor Wanderley, tenho muito respeito pelo São João de Cajazeiras, mas você não pode colocar, nos mesmos patamares, nos mesmos níveis,porque afinal de contas, quem chega, enxerga, e constata uma grande diferença.
RPJ- O que ainda podemos esperar do São João de Campina para esse ano?
Veneziano – Pois é, você nem imagina que a gente teve nesses 15 dias, 16 com a noite de hoje, tudo o que você pode imaginar. Tivemos públicos fantásticos, verdadeiras multidões, não apenas nos finais de semana, ontem, antes de ontem, eu soube eu não pude vir, porque estava com uma crise de sinusite antes de ontem e ontem,estou vindo hoje quase que a força, mas nós tivemos grandes públicos, tranqüilidade, nenhum episódio policial foi registrado, enfim, o que eu posso te dizer, é que nesses próximos 14 dias, estão reservados da mesma forma, grandes atrações. Temos ainda Elba Ramalho, Zé Ramalho, Dominguinhos, com a expectativa é a melhor possível, que reunamos públicos ainda maiores, se é possível, pretender, porque as próprias limitações do parque do povo, já começam a chamar a atenção da necessidade de ampliarmos através de desapropriações pra fazer essa expansão.
Hoje você chega ao Parque do Povo nove e meia da noite, você tem inúmeras crianças de colo, famílias inteiras que vem com toda tranqüilidade, com toda certeza de poder comer da típica culinária regional, de poder transitar, se locomover, sabendo que está seguro com o monitoramento das câmeras, a presença policial, tudo o que há de bom, tem acontecido, graças a Deus, e eu espero que nesses próximos 14 dias, incluindo a noite de hoje, possamos pelo menos repetir, se nós repetimos, já estará para nós de bom tamanho. Essa é a impressão que eu tenho do nosso São João, e graças a Deus, nós estamos materializando aquilo que nós projetamos.
Queria parabenizar vocês, a esta parceria, eu louvo e sempre faço menções que não haveria o São João com o quilate, com a qualificação que nós temos, se não houvesse a propagação e quando é feita com qualidade, com estímulo que vocês demonstram, isso nos envaidece ainda mais e nos deixa lisonjeados, então meu agradecimento à essa parceria e a presença de vocês, enfim, e a expectativa de nos revermos em outras oportunidades ate o final,no dia 28.