Entre os dias 20 e 24 de junho, o brejo paraibano trará mais aopção para os turistas que vem ao estado da Paraíba, conhecer os festejos juninos. Matinhas – a cidade da Festa da Laranja, realizará o São João no Sítio resgatando a cultura popular nordestina, da fogueira, das comidas e bebidas típicas e do autêntico forró pé-de-serra.
Conhecida nacionalmente através da Festa da Laranja – Festival Nacional da Tangerina, que celebra a colheita da laranja e tangerina, todos os anos, entre outubro e novembro, Matinhas traz à cidade, a oportunidade de crescimento turístico, econômico e social. “Espero que o público goste do que montamos em Matinhas para recebê-los. Estamos tendo o mesmo cuidado que temos com a Festa da Laranja, tudo isso sem perder o equilíbrio financeiro”, disse o prefeito da cidade, Aragão Júnior.
Uma grande estrutura está sendo montada para o evento, pavilhão, cidade cenográfica, barracas de apoio, restaurantes, estacionamentos, palco, ilhas de forró. Segundo os organizadores, a festa começará às 12h00, e se estenderá até às 20h00. Amazan, Coroné Grilo, Jorge de Altinho, Forró Sem Preconceito, Os Três do Nordeste, Sirano e Sirino,
Capilé e Forró Society, além de trios de forró se revezarão, entre os quatro dias, no Parque da Laranja. A atração principal fica por conta da Orquestra Sanfônica dos Oito Baixos da Cidade de Santa Cruz do Capibaribe, com 17 componentes que tocarão o melhor da cultura nordestina.
Pegando a estrada – O “Treminhão do forró” foi um dos sucessos do São João no Sítio do ano passado, uma mistura de “trem” + “caminhão”, no qual vagões são puxados por um caminhão. Ornamentado e adaptado para trazer de Campina Grande (à 20km de Matinhas) os turistas, que ao som do triângulo, da zabumba e sanfona, dançam muito forró, antes mesmo de chegar a cidade.
Diante do sucesso do Treminhão, a organização do evento criou mais um neologismo do transporte junino, o “Tremendão do forró”. Trata-se de dois ônibus, unidos por uma sanfona que se transforma em um só. Articulado e preparado para os festejos juninos. Essa mais nova invenção, proporcionará aos forrozeiros muita música e dança regional, além de uma bela paisagem bucólica.
Roteiro – Os forrozeiros começam dançar forró a partir das 10h00, no “Sítio São João” (Campina Grande), de onde sai os transportes juninos: Treminhão e Tremendão do forró, chegando ao São João no Sítio, às 12h00, sendo recepcionado no Parque da laranja, com mais forró pé-de-serra.