Com quantos profissionais se faz um São João

Campina Grande, 24 de junho de 2009

O Maior São João do Mundo dura trinta dias e neste período centenas de pessoas trabalham para levar informação, segurança e diversão para mais de 1 milhão de pessoas. São estes trabalhadores os responsáveis pela grandiosidade da festa, que apenas para a montagem de sua estrutura foram necessários 600 trabalhadores.

Estima-se que este número dobre durante os trinta dias de festejos, visto que funcionam 163 barracas, 92 quiosques, centenas de ambulantes que comercializam dentro e nos arredores do parque do Povo. Nesta estimativa não se inclui os profissionais da imprensa, os policiais, socorristas, seguranças, músicos e outros tantos outros que trabalham na produção da festa.

Centenas de pessoas trabalham enquanto outro milhões se divertem. O garçom Jony, por exemplo, veio de Fortaleza trabalhar no São João de Campina  e diz não ter como se divertir, pois durante o dia tem de descansar para garantir o fôlego para noite. “Não tiro nem uma noite de folga, deixo pra me divertir quando tudo acabar, quando voltar para casa.” Ressaltou.

Mas tem gente que tenta conciliar trabalho com diversão. É o caso do estudante de jornalismo Hermano Júnior, que está trabalhando na cobertura do São João de Campina Grande, “ao mesmo tempo que é bom levar informação as pessoas você se diverte fazendo a noticía, quando termina o trabalho dá tempo ainda se divertir, pois são trinta dias de festa”.

Comentários