Brinque com segurança

Campina Grande, 26 de junho de 2009

Mesmo na reta final, as festividades do Maior São João do Mundo continuam a todo vapor. São xotes, baiões, cores, brilho e muita alegria espalhados pelos quatro cantos da cidade. Campina mais uma vez realiza a maior festa junina do mundo, que já deixa aquele gostinho de quero mais no coração do forrozeiro apaixonado.

E por falar em São João, festa junina sem queima de fogos não é diversão. Todo ano, o céu se ilumina e as fogueiras se acendem trazendo o brilho dos rojões e folguedos. Mas para que a festa não acabe no hospital, é preciso tomar alguns cuidados, evitando assim as tão temidas queimaduras. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde está desenvolvendo uma campanha no Parque do Povo com o objetivo de diminuir os casos de queimaduras registrados durante o São João, e provenientes de acidentes com fogos.

De acordo com Renata Rodrigues, responsável pela equipe de informação da campanha, foram escolhidos 20 dias de maior movimento para realizar as ações, que se dividem entre a distribuição de folderes informativos e explicações mais detalhadas para os interessados no assunto. Ao todo, duas equipes de oito pessoas se revesam entre as principais entradas do Parque do Povo para distribuir os panfletos. Destas, duas ainda circulam por dentro do parque, garantindo informação para o campinense e o turista.  

No folder da campanha o forrozeiro encontra dicas de como agir em caso de queimaduras e como evitá-las, além de detalhes sobre os cuidados importantes que deve-se ter na hora de tratar o ferimento. Aquela idéia antiga de colocar no local manteiga ou creme dental só faz agravar o problema. O ideal é lavar a queimadura com água corrente e aplicar compressas frias e encaminhar a vítima o mais rápido possível ao médico.

Ta aí a dica pra você forrozeiro, que não quer perder tempo cuidando de queimaduras. Se for pra incendiar, que seja de explosão de alegria e arrasta-pé, e não de prejuízos à saúde.

 

 

 

 

 

 

Comentários