Campanha alerta população sobre a importância do sexo seguro

Campina Grande, 26 de junho de 2009

Alertar e esclarecer os forrozeiros do são João de Campina sobre a importância do sexo seguro. Esse é o objetivo do Programa DST/ AIDS da Secretária Municipal de Saúde durante os trinta dias de festa. A campanha que acontece desde 2003, trabalha com diversas ações de prevenção, desde a veiculação de comerciais informativos na TV, outdoor, folderes, cartazes e também a abordagem “corpo a corpo”, informando e distribuindo preservativos aos que visitam ao Parque do Povo.

De acordo com a coordenadora do Programa DST/ AIDS, Olenice de Araújo, no início dos trabalhos em 2003, as pessoas tinham certa resistência, não dando muita importância as atividades realizadas. “Atualmente esse quadro se inverteu, tendo as ações maior aceitação por parte da população. São as pessoas hoje em dia que nos procuram, muitas vezes formando filas próximo a cabine para receber preservativos”, disse Olenice. A coordenadora informou ainda que a procura pelo preservativo feminino também aumentou, frisando que há uma maior preocupação entre as mulheres quanto a questão da prevenção.

Além do trabalho realizado no Parque do Povo, a campanha também realiza ações no São João de Galante, informando aos passageiros do trem e as pessoas que vão ao distrito sobre a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis.

Segundo Olenice, em Campina Grande, de 1985 a 2008, já foram registrados 424 casos de pessoas infectadas pelo vírus da AIDS, sendo a maioria delas do sexo masculino. Ela informou também que a doença vem a cada ano aumentando entre as mulheres. “É importante que as pessoas fiquem alertas sobre a AIDS, tendo o cuidado em usar o preservativo no momento em que forem transar, pois não mais existe um grupo de risco específico, estando qualquer pessoa vulnerável a essa doença”, disse.

Do início do São João deste ano até  hoje já foram distribuídos aproximadamente trinta mil preservativos entre os campinenses e turistas que transitam pelo Quartel General do Forró.     

Comentários