Doze alunos do curso de Comunicação Social da Universidade Federal da Bahia – UFBA, de Salvador, estarão em Campina Grande durante o período do São João estagiando no projeto Repórter Junino do Departamento de Comunicação Social da UEPB. O professor do DECOM/UEPB, Fernando Firmino, reuniu-se, em Salvador, com a coordenadora do Programa de Educação Tutorial – Petcom, professora doutora Graciela Natansohn, e os alunos bolsistas para apresentar o projeto e discutir a parceria. Os alunos se integrarão à equipe da UEPB para produzir reportagens jornalísticas e conhecer de perto o funcionamento do projeto.
“Essa parceria com o Repórter Junino vai ser muito interessante e proveitosa porque significa colocar em prática tudo aquilo que o curso vem trazendo do ponto de vista teórico e, a prática jornalística, como em todas as escolas, é bastante deficitária. Então os objetivos é oferecer aos alunos [da UFBA] uma prática jornalística e propiciar um contato com os aspectos culturais do São João do Nordeste”, destaca a professora Nathanson.
Os alunos da Bahia que participarão do projeto demonstram expectativa. Este é o caso do aluno do quinto semestre de Jornalismo, Luís Fernando. “Nós, os 12 bolsistas do PET-Com estamos muito empolgados com o projeto. Além de conhecer Campina Grande e a realidade do grande São João da cidade, teremos oportunidade de nos capacitarmos e conhecer como é cobrir o evento”. Verena Paranhos, também bolsista do Petcom, afirma que a equipe pretende trocar experiências na área de apuração. Enquanto que Nelson Oliveira visualiza a oportunidade pelo lado do intercâmbio entre alunos e universidades e o acompanhamento das rotinas do site. “Para a gente será bom conhecer essa rotina […] de publicação, apuração, tentar incorporar elementos do jornalismo online multimidiáticos, de mobilidade porque será muito importante para nossa pesquisa e para a prática como jornalista”, finaliza.
Em anos anteriores o projeto Repórter Junino teve a participação de outros cursos de jornalismo do Nordeste como os da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, de Vitória da Conquista; Faculdades Integradas de Patos – PB; e alunos de Jornalismo da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, da cidade de Mossoró. “A cada ano o projeto se expande e atrai novas universidades como essa parceria que estamos firmando com a Universidade Federal da Bahia.O Repórter Junino é um dos maiores projetos de jornalismo digital do país e com uma dupla função: formar alunos capacitados e oferecer à população e turistas informações da principal festa popular do Nordeste”, enfatiza o professor Fernando.
Todos os anos cerca de 100 alunos e 10 professores participam ativamente da iniciativa realizando a cobertura do São João de Campina Grande e região Nordeste com a produção em jornalismo digital de conteúdo multimídia. Para os alunos é uma oportunidade de vivenciar a experiência da prática jornalística em suas condições reais com a construção de pautas, entrevistas e realização de reportagens no dia-a-dia durante todo o festejo junino.
EDIÇÃO 2010 – O Projeto Repórter Junino, que foi idealizado em 2005 pelos professores Fernando Firmino da Silva e Águeda Cabral, chega a sua sexta edição sob à coordenação do professor Roberto Faustino. Um novo design do site www.reporterjunino.com.br está sendo construído e novos alunos serão selecionados, treinados por professores em mini-cursos para conduzir a cobertura jornalística multimidia. Em junho, o projeto voltará a funcionar em duas redações simultâneas: uma na sede do curso de Comunicação e outra na Rua da Imprensa no Parque do Povo.