Com a chegada das festividades juninas em Campina Grande, a Secretaria Municipal de Saúde já fez o plano de ações para atuar no parque do povo e nos bairros e distritos, para atender possíveis casos médicos. Além disso, serão feitas orientações para os foliões sobre prevenção a doenças que podem ser adquiridas se não houver um mínimo de atenção, como é caso das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). A secretaria está aguardando a aprovação do plano por parte da Prefeitura Municipal para colocá-lo em prática.
De acordo com informações da secretaria de saúde, o plano de ações foi elaborado pelo coordenador do evento, Alexandre Medeiros, que já o encaminhou para apreciação do executivo. Esse ano, o plano visa ampliar a capacidade de atendimento nos locais onde acontecerão as festividades.
De acordo com a assessora de impressa da Secretaria de Saúde, Karina Araújo, ano passado foram utilizados 3 postos fixos com unidades móveis e aproximadamente 170 profissionais que se revezaram durante todo o período, como médicos, auxiliares, enfermeiros, maqueiros e socorristas.
Para esse ano a expectativa é que esse número aumente, para atender melhor as pessoas que vêem curtir o maior São João do mundo.
Além das campanhas de prevenção para o combate as DSTs, serão feitas prevenções para casos de queimaduras e consumo de bebida alcoólica.
Para começar, a secretaria juntamente com a Vigilância Sanitária, já estão inspecionando barracas no parque do povo, realizando treinamentos para os barraqueiros, orientando a respeito da higiene alimentar, visitando as hospedagens alternativas e até os postos de atendimento.