Para atender as necessidades dos foliões no parque do povo, a secretaria de saúde de Campina Grande, organizou um plano de ações médicas para atuar diretamente na área interna da festa. Foram montadas três postos de atendimento, cada qual com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem prontos para prestar os primeiros socorros.
As três equipes médicas foram distribuídas em pontos estratégicos para melhor atender aos forrozeiros. Os profissionais atuam prestando atendimento pré-hospitalares de primeiros socorros aos pacientes e em seguida encaminham os casos mais graves para os hospitais da cidade.
Os postos de atendimento ambulatorial contam com uma estrutura com capacidade para atender diversos tipos de ocorrências, a exemplo de casos de ferimentos provocados por arma branca.
De acordo com a enfermeira Gisela lúcio, que trabalha há seis anos como enfermeira plantonista, desde que, foi tomada a iniciativa de instalar os postos de auto atendimento que vem havendo uma significativa redução no número de ocorrências em relação aos anos anteriores:
“ Atendemos a praticamente a todos os tipos de casos menos queimaduras. Recebemos aqui, pessoas acometidas de diferentes caos clínicos prestamos atendimento que está ao nosso alcance para evitar que o paciente passe por maiores complicações”, assegurou a enfermeira.
A enfermeira revelou que um dos motivos do número de ocorrências ter diminuído foi a instalação de sistema de segurança por monitoramento eletrônico. Sistema que já está no seu segundo ano de funcionamento no parque do Povo.
“ Depois que passamos a contar com o apoio da segurança, que inibe as ações dos brigões nosso trabalho ficou mais tranqüilo”, comentou Gisela. Os postos funcionam todos os dias das 18h até o final da festa.