Foi publicado na ultima sexta-feira, (04) um dos mais completos relatos sobre a história da maior festa regional do Nordeste:O Maior São João do Mundo. A pesquisa traz à tona algumas curiosidades do período de 1983 a 1986, que fez com que a festa de Campina Grande mudasse o calendário turístico do Estado.
O blog Retalhos Históricos de Campina Grande, elaborado pelo contador Emmanuel Sousa e o administrador Adriano Araújo, resgata a história da Rainha da Borborema através de recursos multimídia, como fotos, áudios e vídeos do passado, “Como era dia de abertura do São João, dia 04, resolvemos contar como tudo começou, este trabalho é o resultado de um sentimento de saudosismo” afirmou Emmanuel.
O resgate histórico aborda a importância do Parque do Povo na construção do evento e conta também com depoimento do rei do baião Luiz Gonzaga, ao afirmar em entrevista para a TV Borborema, que o forró tinha nascido aqui em Campina Grande. O Maior São João do Mundo é o evento que revelou Campina Grande para o Brasil e para o Mundo. “Décadas de anonimato se passaram após o declínio da cultura do algodão, até que nosso São João revelasse nossa cidade como grande potencial turístico durante os festejos juninos” lembra Emmanuel
Grande parte do acervo é proveniente da internet,como também do Museu Histórico. O restante é resultado da contribuição dos amigos e mais recentemente, dos colaboradores da História, que enviam fotos para o e-mail do blog.
Emmanue afirma que o blog está desenvolvendo um importante papel social. A resposta do público sempre os motiva a continuar o trabalho, inclusive com mais afinco. As matérias postadas no Blog tanto saciam a curiosidade dos visitantes, como auxilia nos trabalhos escolares, monografias e teses de pós-graduação. Os agradecimentos são retribuídos em forma de curiosidades sobre o passado remoto e recente de Campina Grande.